As pessoas têm lido mais no Brasil? Veja o que dizem dados recentes do IBGE

IBGE divulga dados a respeito dos níveis de variação do varejo de livros, jornais, revistas e papelaria.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE indicou um crescimento de cerca de 13.6% no varejo do setor de “Livros, jornais, revistas e papelaria” quando comparamos o mês de outubro do ano de 2021 ao mês de outubro deste ano.

A PMC realizou a divulgação desse dado na última quinta-feira (8). A atividade vem mantendo um ritmo de crescimento constante desde março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 foi desencadeada.

Ao vermos o resultado do crescimento acumulado nos últimos 12 meses, é possível notar que houve um aumento no ritmo de crescimento de cerca de 10,8% até o mês de setembro, indo para 12,3% até o mês de outubro do ano de 2022.

O interessante é que, com relação ao mês anterior, setembro de 2022, o setor do varejo de livros acabou por ter uma variação negativa, ou seja, uma queda em 3,8%.

De forma geral, nota-se que o volume de vendas do comércio varejista sofreu uma queda de 0,4% nesta série com ajuste sazonal.

Essa taxa de variação de 0,4% contou com uma predominância de taxas que se mostraram positivas, como, por exemplo: “Móveis e eletrodomésticos” (2,5%), “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (2,0%), “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (2,0%), “Combustíveis e lubrificantes” (0,4%) e “Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (0,2%).

Ainda assim, entre o mês de setembro e o mês de outubro, houve três das oito categorias que acabaram por sofrer queda, sendo elas: “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (-0,4%), “Tecidos, vestuário e calçados” (-3,4%) e “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,8%).

Ao darmos atenção ao indicador interanual, podemos notar que o varejo contou com cinco de seus setores, possuindo saldo positivo. Um deles foi o de “Livros, jornais, revistas e papelaria”, com 13,6%.

Segundo o IBGE, a variação de 0,4% na margem do mês de outubro do ano de 2022 passa a nos mostrar um maior nível de estabilidade desde o crescimento de 1,2% do mês de setembro do ano de 2022.

A pesquisa demonstra que, no mês de outubro, o varejo do Brasil se encontra situado no mesmo patamar em que esteve no mês de maio do ano de 2022.

Com base nessas informações, nota-se que a variação positiva desses setores pode indicar que sim, que a população está voltando a cultivar a leitura atualmente, depois do regresso generalizado que o setor apresentou devido ao contexto pandêmico.

você pode gostar também