A Tesla Gigafactory Berlin está em ‘caos total’, diz funcionário
Ao falar sobre as questões trabalhistas da Tesla localizada em Berlim, Alemanha, um funcionário da fábrica retratou o que vive.
Uma das maiores fabricantes do mundo, a Tesla Gigafactory Berlin, está supostamente em um momento caótico, de acordo com um funcionário da fábrica que destaca questões trabalhistas.
Há rumores de que a montadora está procurando acrescer de forma sincrônica a produção na Gigafactory Texas e na Gigafactory Berlin, duas fábricas gigantes, fora de padrões comuns.
A empresa pretende ter mais de 10 mil de funcionários, mas os esforços de contratação nessa escala são extremamente difíceis de executar.
Isso sem contar que, agora, a Wired relata que a Tesla “não consegue contratar pessoas suficientes ou mantê-las” na Gigafactory Berlin.
A publicação expõe a situação que a Tesla está enfrentando para preencher cargos, reter funcionários, entre outras questões.
Aliás, isso foi o que disse o funcionário da companhia à Wired, e parece que as coisas realmente não vão muito bem. Confira:
“Algumas pessoas ficam doentes por mais tempo do que realmente trabalharam. Há pessoas que não vejo trabalhando há três semanas em seis meses. Muitas pessoas saem doentes porque não têm motivação.”
“As saídas envolvem funcionários temporários e permanentes que estão lá há mais de um ano, contratados antes da inauguração da gigafábrica”, afirma o funcionário.
Com base nesse contexto, os veículos de informação retratam os problemas que a empresa enfrenta com a contratação ou mesmo para manter seus colaboradores. Isso, consequentemente, acaba afetando a saúde mental desses colaboradores.
A Tesla Berlin conta com 7.500 funcionários contratados, todavia, nos dias atuais, ainda existem quase 400 vagas de emprego em aberto na montadora, localizada a menos de 60 minutos da fronteira alemã, sendo que a maioria dos funcionários é de lá.
A produção de 5 mil veículos Modelo Y por semana na fábrica é uma meta que a empresa procura completar até o final do ano, mas, no mês de outubro deste ano, a Tesla afirmou ter atingido a produção de 2 mil unidades de carros por semana. Após isso, a atualização de fabricação não foi feita novamente.