Saiba por que algumas pessoas veem fantasma, segundo a ciência
Se você acredita em fantasmas e seres sobrenaturais de outros mundos, veja algumas explicações lógicas sobre esses eventos assustadores.
Algumas pessoas sentem medo de fantasmas e, nos casos mais inusitados, algumas delas ainda dizem ver e até ter contato com eles, assim como ouvir vozes e ver seres de origem paranormal.
Nesse contexto, o que pode ser um feito terrivelmente assustador também pode se tornar um mistério que permeia a mente humana. Mas, afinal, por que isso acontece e por que algumas pessoas são mais sensíveis a atividades paranormais?
Se você ficou curioso para saber quer descobrir um pouco mais sobre esse assunto de arrepiar, a gente te explica os porquês de acordo com especialistas no assunto!
Autossugestão pode, sim, ser um problema
A autossugestão nada mais é do que o “poder da crença”, uma espécie de comando que um indivíduo pode dar a si mesmo por meio de uma ideia em que ele acredita, de fato.
Esse conceito ainda é bastante usado nos trabalhos de hipnose. E, de fato, algumas pessoas mais céticas acreditam que autossugestões relacionadas a crenças sobre existência de fantasmas são capazes de fazer o corpo reagir a eles, mas que, na realidade, eles não existem e foram provocados apenas por uma ideia.
A prova disso foi um estudo realizado em 1997 que colocou 22 pessoas dentro de um teatro antigo. Apenas pessoas de um grupo foram informadas que o local era habitado por espíritos, enquanto o outro grupo foi avisado que o teatro estava apenas em obras.
Terminantemente, o grupo que diz ter avistado presenças assustadoras e terem tido contato com fantasmas foi aquele que foi avisado que o local era mal-assombrado.
Condições mentais
Alguns estudos já comprovaram que algumas pessoas com diferentes tipos de transtornos no campo neurológico de fato podem acreditar em presenças de seres sobrenaturais.
Mas, na verdade, no estudo em questão isso não passava de condições neurológicos atípicas em partes específicas do cérebro relacionadas à percepção.
Prova disso foram alguns estudos com pessoas que sofriam de doenças como esquizofrenia e diziam ouvir vozes, além de sentirem a presença de espíritos.
No entanto, a origem do problema parece ter uma ordem química do cérebro relacionada à dopamina em excesso, que traz a aceleração do pensamento do indivíduo, afeta diferentes áreas cerebrais e pode fazer com que o indivíduo perca o contato com a realidade, segundo neurologistas.
Estresse excessivo
Sim, o estresse parece ser o problema do século, e ele atinge todos os tipos de pessoa. Porém, alguns indivíduos com um tipo de estresse grave, chamado estresse pós-traumático, disseram ter sofrido experiências sobrenaturais relacionadas até mesmo à possessão.
O estudo foi inconclusivo, mas não se descartaram experiências extrassensoriais possíveis, para os que acreditam na possibilidade.