Fenômeno assustador é visto em vídeo de alpinista; confira
O Espectro de Brocken explica o ocorrido; mas, embora o próprio dono do vídeo saiba o que aconteceu, a sequência de imagens é de fato assustadora para quem assiste.
Recentemente, de forma mais precisa na última semana, um vídeo postado no Twitter viralizou mostrando um vulto se mexendo junto com a câmera.
Durante toda a filmagem, uma silhueta humanoide acompanha o cinegrafista como se estivesse caminhando junto com ele e o encarando. Só que o fato em questão não passa de uma ilusão de ótica.
Apesar de o próprio autor do vídeo reconhecer o que estava acontecendo, ele se torna assustador para muitos que o assistem.
Você pode conferir o vídeo logo abaixo:
My first Brocken Spectre. Creepy to see it out the corner of my eye and think it was someone else moving pic.twitter.com/j38PhwGZqE
— Chris Randall (@ultrapeakschris) November 13, 2022
Um alpinista chamado Chris Randall, de Buxton, comenta na publicação:
“Eu faço muitas caminhadas nas montanhas, isso é bastante comum por lá. Há anos tento pegar um, as condições climáticas têm que estar certas para que um apareça”.
E continua: “O espectro Brocken dá a impressão de que você tem uma presença sombria andando ao seu lado, que vem e vai com a névoa e a luz.”
Via de regra, é visível que o fenômeno não se trate de algo sobrenatural, pois a ilusão de ótica mostrada no vídeo é chamada de “Espectro de Brocken”. O próprio Chris reconheceu que tipo de experiência estava vivenciando, apesar de isso não diminuir a sensação de assombro que ele teve.
Espectro de Brocken
O fenômeno acontece quando o Sol se encontra bem baixo no horizonte e o objeto está entre a névoa e a luz, da mesma forma que estamos acostumados a ver nossa sombra sendo projetada em paredes, por exemplo, e o que acontece no fenômeno é basicamente isso, só que na neblina.
O termo “Espectro de Brocken” foi inventado no século XVIII, por Johann Silberschlag, cientista de origem alemã e pastor que frequentava as montanhas Harz.
Desde os tempos antigos, o monte Brocken é conhecido como o “altar dos feiticeiros”. Essa designação teve origem nas visões que os saxões admiravam em segredo no momento do nascer do Sol.
O monte Brocken, ou Blocksberg, possui certa notoriedade e dá origem a lendas como essa. Isso ocorre principalmente nos cultos pagãos que lá ocorreram durante um longo período, mesmo depois do advento do cristianismo.