Kevin O’Neill, quadrinista de ‘A Liga Extraordinária’, morre aos 69 anos

Morreu Kevin O'Neill, popular quadrinista que ajudou na criação de 'A Liga dos Cavalheiros Extraordinários', alvo de grande sucesso. Veja mais informações sobre o artista.

Infelizmente, na semana passada, o quadrinista britânico chamado Kevin O’Neill acabou falecendo, aos 69 anos, depois de um longo período em que estava doente.

Ele era popularmente conhecido por participar da criação de “A Liga dos Cavalheiros Extraordinários”. O’Neill, em algum momento de sua carreira, também havia trabalhado e desempenhado um grande papel na DC Comics e, quando a “A Liga Extraordinária” chegou ao país, a editora responsável por traduzi-la em português foi a Devir.

A trama em questão gira em torno de uma ficção que une um grupo de personagens criados em variadas obras literárias, como é o caso de Mina Murray, de “Drácula”, Capitão Nemo, de “20 Mil Léguas Submarinas”, Mr. Hyde, de “O Médico e o Monstro” e Alain Quatermain, de “As Minas do Rei Salomão”.

No momento em que se reuniam e juntavam suas forças, eles conseguiam vencer diversos desafios que surgiam em sua frente, em diferentes épocas da história. Já no que diz respeito ao universo anacrônico, ele estava totalmente cheio de ligações com Alan Moore. Além disso, O’Neill conseguiu acrescentar alguns traços realistas de forma detalhada, expressiva e personalizada, o que era sua marca, e assim ajudou a “A Liga Extraordinária” a ser um grande sucesso.

A notícia de seu falecimento foi divulgada por meio da loja Gosh Comics, responsável por realizar diversas parcerias ao longo dos anos. Kevin O’Neill tinha uma amizade com grandes nomes dos quadrinhos, como, por exemplo, o já citado Alan Moore, além de Pat Mills. O quadrinista deu início em sua carreira quando tinha somente 16 anos, fazendo alguns gibis infantis, antes mesmo de ser visto como um grande criador de histórias, como a do “Lanterna Verde”, “Os Ômega Men” ou “Marshall Law”.

O’Neill tinha uma forma única de interpretar a realidade; então, no momento em que ele passou a mostrar isso para o público na era da “invasão britânica em meados dos anos 1980”, não seguindo o mesmo caminho trilhado por muitos, ele acabou batendo de frente com a Comics Authority, que, ao longo dos anos, conseguiu censurar várias revistas da DC pelo fato de elas terem artes de Kevin O’Neill.

Contudo, isso não o impediu de permanecer firme e continuar criando suas produções, e não é à toa que Kevin O’Neill conseguiu receber três Harvey Awards e dois Prêmios Eisner. Por fim, ainda no ano de 2022, O’Neill estava desenvolvendo um projeto chamado “Kids Rule OK!” juntamente com Garth Ennis.

você pode gostar também