Gigante do streaming, plataforma Netflix, enfrenta crise; entenda
Netflix está perdendo usuários devido ao fato de estar banindo quem compartilha suas contas. Veja as consequências disso para a plataforma.
A Netflix continua a proibir o compartilhamento de contas, mas tenta criar um aspecto positivo disso para quem tem perfil em outra conta. A empresa de streaming permite que você transfira esse perfil para uma nova conta enquanto mantém recomendações personalizadas e histórico de navegação para quem gerencia os perfis.
Apesar de não permitir que várias pessoas utilizem a mesma conta em uma casa, a empresa pode estar tentando combater a perda de assinantes e lucros. A plataforma parece estar fazendo tudo quanto é possível para conter o que pode ser sua maior perda de rendimento do ano. A gigante do streaming também lançará seu novo nível suportado por anúncios em 3 de novembro, juntamente com os ganhos trimestrais esperados hoje.
O lucro perdido vem de relatórios de que mais de 100 milhões de membros usam contas compartilhadas em todo o mundo e que 30 milhões são dos Estados Unidos e do Canadá. Inicialmente, a Netflix relatou sua primeira perda de assinantes em abril. Ela afirmou que cerca de 200 mil pessoas deixaram a plataforma. Isso foi seguido por um processo alegando que a Netflix mentiu para os investidores sobre seus ganhos. Depois disso, houve cancelamentos massivos de muitos espetáculos, especialmente no departamento das animações.
Com a plataforma demonstrando esse nível claramente inferior, além de interromper o compartilhamento de contas, a Netflix pode enfrentar quedas ainda maiores no número de assinantes até o final deste ano. Curiosamente, é muito estranho pensar que o compartilhamento de contas é a causa da perda de lucros tão significativa.
Apesar desse cenário, a Netflix não refletiu sobre abaixar o preço de sua assinatura padrão, que atualmente custa 39,90 por mês. Além disso, o nível de suporte a anúncios da plataforma só piorará quando as pessoas descobrirem que não podem assistir a seus programas de TV e aos filmes favoritos. Assim, o streaming também está testando aumentar a taxa básica para usuários que compartilham contas e que não estão na mesma casa, embora o teste ainda não seja lançado em todos os países.
Todos esses movimentos estranhos podem apontar que o streaming está com muito mais problemas do que imaginamos, e o relatório de ganhos trimestrais atual pode atestar isso. A redução do preço das assinaturas premium e padrão pode ajudar a Netflix a conquistar clientes e impedir o compartilhamento de contas novamente. A razão pela qual a maioria das pessoas compartilha uma conta é a taxa mensal que você espera de uma grande empresa.