“Star Wars: Os Últimos Jedi” usa técnica específica para mostrar diferentes verdades! Confira!
De fato, o rashomon usado em "Star Wars: Os Últimos Jedi" conseguiu explorar muito vem o contexto da franquia!
De fato, a grande revelação que gira em torno de Darth Vader em” O Império Contra-Ataca” faz Obi-Wan Kenobi sair como um mentiroso. No entanto, em “Star Wars: Os Últimos Jedi”, possui a explicação perfeita para o seu relato dos fatos em “Uma Nova Esperança”. Nesse sentido, Darth Vader sendo o pai de Luke Skywalker, é uma das grandes reviravoltas mais icônicas que já ocorreu no cinema e, certamente, foi um grande choque para o jovem Jedi. No entanto, essa verdade teve uma forte influência no que tange o modo como essa questão ajudou a moldar diretamente as suas ações para transformar Vader contra o Imperador em “O Retorno de Jedi”.
Ainda assim, essa revelação também fez com que a explicação de Obi-Wan Kenobi de que Vader teria matado o pai de Luke pareceu muito estranha, ainda mais considerando que ele sabia a verdade sobre a paternidade de Vader em relação a Luke. Como resultado disso, a confissão de Obi-Wan de que sua explicação era verdadeira “de um certo ponto de vista” em “O Retorno de Jedi” mostrou-se frágil, já que a história de Uma Nova Esperança de George Lucas para Darth Vader era diferente do que eventualmente apareceu em “O Império Contra-Ataca”.
Em vista disso, é preciso entender que essas múltiplas releituras de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, abordando distintas perspectivas do que ocorreu no Templo Jedi de Luke realmente demonstraram o que Obi-Wan quis dizer com “muitas das verdades que nos agarramos dependem muito do nosso próprio ponto de vista”. Na realidade, ao mostrar o flashback de Ben Solo reagindo com raiva por uma razão aparentemente não perceptível, Luke tenta passar a mensagem para Rey de que o homem que se tornou Kylo Ren já estava muito longe naquele momento. Porém, os flashbacks que foram mostrados depois disso, de forma detalhada, mostraram na prática que o que Obi-Wan disse a Luke em “O Retorno dos Jedi” era essencialmente verdade.
Em síntese, é preciso dizer que a técnica rashomon (situação na qual a veracidade de um evento é difícil de ser verificada devido a julgamentos conflitantes de diferentes testemunhas.) utilizada em “The Last Jedi” foi realmente impressionante. As três cenas de flashback não só movem o enredo do filme para a frente, forçando Rey a procurar ajuda de alguém além de Luke, mas também inteligentemente revelam a feia verdade de um evento que foi central tanto para a jornada de Luke que o levou ao autoexílio Ahch-To e ben solo transformação em Kylo Ren.