Internet Quântica é a mais segura de todas! Confira!

Essa tecnologia pode ser capaz de fornecer benefícios econômicos ou relacionados à  segurança nacional dos países que a dominam

Há uma grande possibilidade de que talvez o segredo para usufruir de uma internet mais segura, poderosa e impossível de ser hackeada esteja dentro de um armário reservado para armazenar vassouras e esfregões, em um porão na enorme cidade de Chicago.

Estamos nos referindo a um cubículo, literalmente, localizado, aproximadamente, no meio de um laboratório da Universidade de Chicago. Lá existe um fino rack com um hardware que é responsável por disparar de forma completamente discreta, partículas quânticas em uma rede de fibra óptica.

Mas qual é o objetivo destas partículas quânticas? De acordo com as informações, fazer uso destes objetos minúsculos da natureza contribui no compartilhamento de informações sob criptografia, as quais não podem ser quebradas e ocasionalmente conectá-la a uma rede de computadores quânticos, que possui a capacidade de realizar cálculos monstruosamente grandes.

Tanto os Estados Unidos como a China estão em uma corrida contra o tempo para descobrir como aproveitar as propriedades das partículas quânticas para enviar informações de novas e poderosas maneiras. Esse tipo de tecnologia pode ser capaz de fornecer enormes benefícios, sejam eles econômicos ou relacionados à  segurança nacional dos países que a dominam.

Esse processo investigativo quântico tem uma importância tão grande para o futuro da internet que passou a atrair novos financiamentos federais, em especial do Chips and Science Act.

Isso está acontecendo, pois, caso venha a dar certo, a internet quântica passará a ser usada para proteger transações financeiras e dados de saúde, sendo uma barreira quase impenetrável na hora de um roubo de identidades e outros tipos de hackers.

Mas é necessário ressaltar que somente na semana passada aproximadamente três físicos compartilharam o Prêmio Nobel de pesquisa quântica, o qual foi responsável por auxiliar na construção de um caminho para essa futura internet.

No entanto, não é nenhuma novidade que há grandes obstáculos que precisam ser superados caso desejem atingir um uso geral. Mas bancos e empresas de saúde, como também muitos outros setores, já começaram a efetuar algumas experiências com a Internet quântica.

Além disso, existem empresas que estão focadas em desenvolver computadores quânticos, os quais encontram-se em sua fase inicial, em que é conferido se o computador em questão consegue resolver problemas que os demais computadores não possam. Encontrar novos medicamentos para o tratamento de doenças é um exemplo.

De acordo com Grant Smith, estudante de pós-graduação da equipe de pesquisa quântica da Universidade de Chicago, é muito cedo ainda para visualizarmos o grande potencial que estas produções terão no futuro.

“Quando as pessoas fizeram as primeiras internets rudimentares conectando computadores de nível de pesquisa e universidades e laboratórios nacionais, eles não podiam prever o comércio eletrônico”, afirmou ele durante uma recente visita aos laboratórios da universidade.

você pode gostar também