Uma história triste e trágica: a verdadeira origem do Homem de Ferro
Embora a origem do Homem de Ferro possa ser uma das histórias mais conhecidas entre o público, a editora escolheu reestruturar essa narrativa em alguns quadrinhos.
Embora a origem do Homem de Ferro possa ser uma das histórias mais conhecidas entre o público, a editora escolheu reestruturar essa narrativa em alguns quadrinhos.
Ao mesmo tempo que a origem do Homem de Ferro está ligada a um sequestro feito por terroristas, além de cárcere privado, a Marvel decide revelar que a razão pela qual Tony Stark continua desenvolvendo armas cada vez mais poderosas, está totalmente ligado à morte de seus pais.
Não é de hoje que o Homem de Ferro é considerado um dos personagens mais complexos da Marvel. Na grande maioria das vezes, as histórias que abordam a origem dos heróis contam com detalhes como foi que eles receberam seus poderes e a decisão que tiveram que tomar a respeito deles, no entanto, quando de trata do superpoder de Tony Stark estamos falando da construção de armas realmente boas, logo, a sua história de origem precisará abordar a razão pela qual o Homem de Ferro passou a desenvolver tais armas.
E, de acordo com o conto clássico da história, depois do falecimento de seu pai, Howard e Maria Stark, sua mãe, em um acidente de carro, Tony ficou responsável por cuidar da empresa de seu pai. Diante disso, a fim de supervisionar uma de suas empresas em outro país, Tony Stark acaba sendo levado por um grupo de terroristas locais que passam a obrigá-lo a construir armas para eles.
Mas, com sua esperteza, ao invés realizar o pedido dos terroristas, Stark desenvolve uma armadura poderosa, que o auxilia na hora de escapar. Ao chegar em casa, depois de passar por uma experiência inesperada, o futuro Homem de Ferro decide que irá desenvolver uma armadura melhor sua armadura, a qual ele usará para se tornar um herói, chamado “Homem de Ferro”.
Embora Tony Stark possa ser um “gênio, bilionário, playboy, filantropo” e um super-herói, ele é muito mais do que isso. Ele também é um homem que possui em seu coração muitas obsessões e vícios, especialmente quando se trata de criação de máquinas.
Origem trágica do Homem de Ferro
Em AXE: Avengers #1, criado por Kieron Gillen, Federico Vicentini e Dean White, essas obsessões são explicadas fornecendo um novo significado à morte dos pais de Tony.
Ao tentar se infiltrar no corpo do Progenitor, o Celestial que ele havia ressuscitou e que está prestes a destruir completamente a Terra, Stark é capturado pelo sistema de defesa da criatura, e é nesse momento em que ele é obrigado a vivenciar novamente todos os acontecimentos mais traumáticos de sua vida, principalmente o acidente de carro que foi responsável por matar seus pais.
No entanto, ao decorrer de tudo isso, o escrutínio do Celestial também traz à tona o motivo que incentiva Star a construir tantas máquinas. E a razão pela qual o fato ocorre, é porque seus pais morreram devido a uma máquina defeituosa – seu carro.
Essa informação, certamente, é uma das maiores revelações relacionadas a origem do personagem até o presente momento.
Mesmo que Stark tenha buscado diversos outros motivos para justificar o acontecido, o Celestial aponta, que a morte deles foi causada porque uma máquina falhou com eles. E essa, sem dúvida, é o que deixou Tony completamente obcecado em construir máquinas melhores. De acordo com sua crença, se trabalhar duro o suficiente, ninguém irá precisa morrer em outro acidente de carro.
No entanto, existe um outro lado da história, a qual pode ser muito mais assustadora. Tony se transformou em uma máquina, o que significa que ele é sujeito de sua própria atitude perfeccionista. Ou seja, ele sempre se sentirá inseguro e decepcionado consigo mesmo.