Saiba quais são os MAIORES vazamentos de games de toda a história
No mundo de hoje, já não é mais novidade que grande parte dos conteúdos digitais acaba vazando antes mesmo de suas apresentações oficiais.
No mundo dos games, a realidade dos vazamentos costuma ser um pouco mais acentuada, considerando que todo material é produzido de maneira digital, em computação gráfica, e parte dos arquivos pode ser acessada por hackers, sendo assim roubada.
Além dessas forma de se conseguir informações privilegiadas, ainda que ilegais, existem outros meios pelos quais as informações sobre mídias acabam vazando, afinal tudo acaba sendo administrado por pessoas e, como tais, são passíveis de erros.
Os vazamentos não possuem forma nem tamanho. às vezes, podem ser apenas em relação ao nome, à ambientação, de pequenas informações, imagens em produção, enfim, uma infinidade de coisas.
Por um lado, existe o público que vai comemorar pelas novas informações chegarem às redes; mas, por outro, haverá pessoas que ficam furiosas, afinal existe uma quebra de expectativa e surpresa em relação ao conteúdo produzido.
Nesse contexto, os impactos em volta dos vazamentos também possuem escalas variadas, pois o material que está sendo produzido foge do controle da produção. Isso, por sua vez, pode afetar o impacto que o produto possui no mercado, considerando principalmente que grande parte do público se importa apenas com o produto final, podendo inclusive não se preocupar com situações como essas, já que poderiam ser meras jogadas de marketing em vez de vazamentos propriamente ditos.
Entre diversos vazamentos, existem alguns que realmente chamam muita atenção. O mais recente deles foi em relação às imagens do novo “Grand Theft Auto 6“. O game segue sendo um dos mais aguardados para a nova geração, pois durante anos os fãs da franquia pediram e mendigaram para a Rockstar alguma nova informação.
No entanto, faz parte das políticas de produção da empresa manter seus projetos em segredo até que ela ache determinado momento ser o ideal para finalmente revelar.
O que ocorreu é que, de um momento para outro, cerca de 90 trechos de teste do game foram soltos pela internet. A situação obrigou a Rockstar vir a público confirmar que as imagens são verídicas e que o jogo não sofrera nenhuma mudança de prazo.
Além dessa situação toda envolvendo o futuro “GTA 6”, um dos games mais famosos e premiados da atualidade, “The Last of Us Part II”, também teve parte de sua história revelada, assim como informações sobre sua jogabilidade.
A situação foi um golpe gigante para a Naughty Dog, que sofreu com a divisão de seu público depois da revelação de um personagem importante na franquia. Toda a campanha publicitária foi afetada pelo vazamento, já que o primeiro trailer continha algumas cenas alteradas para preservar os mistérios e as surpresas, tática usada de maneira bem comum em lançamentos para o cinema.
Além desses, também temos o caso de “Elden Ring”, que sofreu alguns vazamentos de gameplay e visual, como teve trechos da trama revelados. A história aqui ficou muito a cargo de como o produtor lidou com a situação, além da forma como os vazamentos surgiram e seus conteúdos. Felizmente, isso acabou não impactando muito negativamente o jogo, pois a situação serviu, inclusive, para motivar o hype de muitos que já aguardavam o game.
A saga “Assassin’s Creed” também já sofreu diversos vazamentos. Os casos aconteceram especificamente com “Unity” e “Black Flag”. Todos devem lembrar do conturbado jogo ambientado na Revolução Francesa.
Ainda que seu lançamento tenha sido turbulento, sua produção também foi, já que seu título, ambientação e protagonista foram vazados. O que se sabe a respeito disso é que a história acabou sendo vazada em uma conversa de avião. Logo, a informação acabou sendo distribuída por aí.
Já no caso que se refere a “Black Flag”, sabe-se que, em uma discussão no Reddit, houve uma situação entre um usuário e uma mulher que trabalhava com uma apresentação de PowerPoint, e ela acabou deixando escapar a seguinte menção: “Assassin’s Creed 4? Black Flags”.
Algum tempo depois, o jogo viria a ser lançado como “Black Flag” no título; logo, vimos que nada ali mudou muito, mas os fãs da franquia já tinham o que esperar com o acontecimento da situação mencionada.
Esses são apenas alguns dos casos mais comuns de vazamentos que ocorreram na indústria de games, e seus impactos, como já comentado, podem ser muitos, dependendo da maneira que ocorrem e de seus conteúdos.
Além dessas histórias, “Far Cry 6” sofreu diversos vazamentos em sua produção, bem como “Street Fighters”, que sofreu vazamento sobre seus personagens clássicos assumindo novo visual.
Há também as situações em que a Capcom acaba se envolvendo vez ou outra com vazamentos de seus games, e isso geralmente envolve anúncios de futuros projetos e títulos, como aconteceu recentemente com “Resident Evil 4 Remake”, momento em que surgiu a informação de que o jogo estava em produção, mas a empresa confirmou somente algum tempo depois. Contudo, o lançamento de “Resident Evil: Village” teve sua data revelada antes da notícia oficial.
Entre todas essas situações, é certo que os vazamentos, de modo geral, são situações com características negativas. Sendo assim, desde o momento em que a produção teve início até a oportunidade ideal para as informações chegaram ao público por meio de canais oficiais das próprias empresas, qualquer interferência direta nessas situações pode afetar negativamente o projeto.