Confira alguns filmes com QUASE NENHUM DIÁLOGO
Hoje, o cinema mudo não é mais tão comum. No entanto, algumas produções com pouco ou nenhum diálogo chamam atenção quando lançados.
Muitos filósofos escreveram sobre a vantagem do silêncio em relação ao despejar de muitas palavras. Essa ideia, ao ser aplicada no universo cinematográfico, alcançou um grande sucesso, provando mais uma vez que a teoria dita pelos filósofos realmente é uma realidade.
Desse modo, não importa a quantidade de palavras que serão ditas, mas a qualidade da produção, seu contexto e seu conteúdo — além, é claro, das imagens.
No século passado, a indústria cinematográfica dos Estados Unidos acabou apresentando ao público uma série de produções focadas nesta área, sem nenhuma espécie de diálogo, produzindo obras completamente mudas. Isso mostrou ao mundo que é possível, sim, realizar uma produção muda e ao mesmo tempo lucrativa.
Em razão disso, trouxemos até você os melhores filmes mudos de todos os tempos. Confira-os abaixo:
‘Um Lugar Silencioso’
O filme de terror ‘Um Lugar Silencioso’ foi escrito e conduzido por John Krasinski. A trama conta a história de uma família que luta constantemente para sobreviver em uma espécie de mundo pós-apocalíptico, o qual passou a ser habitado por monstros cegos, mas com uma audição supersensível.
A produção possui como estrela Krasinski e sua esposa da vida real, Emily Blunt. Durante o longa, a família pode se comunicar apenas por linguagem de sinais americana a fim de evitar qualquer tipo de som, já que a filha do casal nasceu surda.
‘O Regresso’
Responsável por fornecer o primeiro Oscar a Leonardo DiCaprio na categoria de Atuação Cativante, ‘O Regresso’ gira em torno de uma história de sobrevivência durante a década de 1820. A trama retrata o personagem principal lutando diariamente por sua vida depois de sofrer um ataque brutal de um urso e ser abandonado por sua equipe.
‘2001: Uma Odisseia no Espaço’
Produzido em 1968, ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ segue uma viagem ao espaço sideral, mais especificamente para Júpiter, com o supercomputador sensível HAL 9000 após uma descoberta preocupante. A obra foi produzida por Stanley Kubrick, o qual aproveitou ao máximo seus recursos audiovisuais em vez de se utilizar de diálogos.
‘Náufrago’
Estrelado por Tom Hanks, que na época era visto como o “queridinho” da América, ‘Náufrago’ se concentra em diversas tentativas desesperadas de o personagem ser encontrado e conseguir voltar para casa após o avião em que ele estava cair.
Segundo o próprio ator, a razão pela qual ele decidiu participar da produção foi para compreender o conceito de realmente estar, ao longo de quatro anos, sem nenhum tipo de esperança ou rastro de comida.
‘O Artista’
Comandado por Michel Hazanavicius, ‘O Artista’ é um filme mudo em preto e branco que compõe uma imagem impecável, fruto do trabalho de Jean Dujardin e Bérénice Bejo.
A narrativa gira em torno de uma estrela de cinema bastante arrogante e egoísta que acaba se envolvendo amorosamente com uma dançarina na época do cinema mudo de Hollywood.
E aí, você já conferiu alguns deles? Se sim, qual o seu preferido?