Entenda o final de ‘Não! Não Olhe!’
Não! Não Olhe! já está em cartaz nos cinemas brasileiros, o mais novo lançamento do diretor de sucessos, Jordan Peele
Jordan Peele, que esteve a frente na direção de “Corra!” (2017) e “Nós” (2019) e mais recentemente “Não! Não Olhe” (2022), já ganhou uma famosa reputação de especialista no gênero “terror inteligente”. Apesar do rótulo ser muito precipitado, tendo em vista que Peele estreou como diretor há pouco tempo.
Leia mais: Jordan Peele cria site misterioso para promover o filme “Não! Não olhe!”
Seu terceiro e mais novo filme, Não! Não Olhe! não é tão enigmático quanto os outros em relação a sua conclusão. Contudo, as reviravoltas apresentadas durante o filme, além de algumas simbologias estratégicas, conquistam o desejo de repassar o enredo e analisar o final do filme, para entender exatamente o que se passou naquele dia difícil em Agua Dulce, Califórnia.
[90% do texto a partir daqui é composto por spoilers]
Em “Nope”, título original, somos ambientalizados na história de OJ (Daniel Kaluuya) e Emerald (Keke Palmer), dois criadores de cavalos. A narrativa começa a ser problematizada quando o pai de OJ morre misteriosamente e os irmãos começam a investigar, até que concluem ser um misterioso monstro no céu.
Descartando as possibilidades mais “lógicas” entre muitas aspas, como um tradicional disco voador, os irmãos descobrem através de muitos indícios estarem lidando com uma criatura gigante atrás de uma nuvem. O filme apresenta o processo de definir a ameaça e as formas que ela ataca utilizando conhecimentos básicos da criação de cavalos.
Batizado de Jean Jacket, o animal se alimenta essencialmente de matéria orgânica, ao passo que vomita tudo aquilo que não lhe serve, além disso, ataca quando se sente ameaçada. A premissa apresentada no título é, aos poucos, revelada em dois fatores diferentes:
Quando OJ instrui a equipe não olhar diretamente para os olhos de um cavalo e quando seu pai é morto atingido por uma moeda.
Os protagonistas com ajuda de Angel (Brandon Perea) e Antlers (Michael Wincott) tentam registrar a criatura “Jean Jacket” em filme. Mas a equipe eventualmente é abduzido, deixando a pista de como funciona o sistema digestivo de Jacket, quando Angel é cuspido de volta, por estar envolto em arame farpado.
Com o acontecimento, Emerald tem a brilhante ideia de soltar um boneco inflável gigante, que atrai Jean Jacket com seus olhos. Uma vez engolido, o boneco cheio de ar explode no sistema digestivo, supostamente matando a criatura.
Nope tem um final feliz, portanto: OJ e Emerald não apenas sobreviveram ao ataque como conseguiram também registrar Jean Jacket, com ajuda de uma câmera fotográfica do parque de Velho Oeste.