Confira os melhores documentários dirigidos por mulheres
Documentário é um gênero de cinema que vem ganhando muita popularidade, conheça as melhores produções dirigidas por mulheres
É mais do que reconhecido que as mulheres tem um espaço limitado no mundo cinematográfico, que é predominantemente formado por homens. Mas, atualmente, elas têm tomado seus espaços e feito trabalhos incríveis.
Leia mais: Conheça as 4 séries desenvolvida por mulheres
É nestes projetos de não-ficção que as mulheres estão se fazendo mais presentes, pois, neste gênero, a diferença é menos acentuada. Foi por isso que trouxemos essa lista com os melhores documentários dirigidos por mulheres:
13º – Ava DuVernay (2016)
Este é um documentário que expões todas as leis e estratégias dos Estados Unidos para manter o espirito da escravidão vivo no país. Ela e seus entrevistados se juntam para explorar o controle feito com as minorias, além de como a mídia colabora com isso.
Assuntos como guerra às drogas, restrição de voto, leis de Jim Crow e muitos outros são abordados para expor o racismo moderno.
Jesus Camp – Rachel Grady e Heidi Ewing (2006)
O documentário mostra um certa epidemia crescente, onde grupos fanáticos religiosos de extrema direita acabam influenciando crianças ao preconceito e na adoração de políticos conservadores.
Atleta A – Boninni Cohen e Jon Shenk (2020)
Este faz parte de uma exposição de casos de abuso com meninas menores de idade que participavam da equipe de ginástica dos Estados Unidos. O autor dos abusos? O médico osteopata da equipe, chamado Laeey Nassar. Ele foi condenado por seus crimes horríveis.
O documentário foca na luta das vítimas e na impotência delas diante dos abusos.
Ascensão – Jéssica Kingdon (2021)
Um documentário sem narração, onde acompanhamos uma coleção de fotos de trabalhadores que estão perseguindo o “Sonho Chinês”’. Com ele, vemos um certo terror na repetição do trabalho que, muitas vezes, parece ser sem sentido.
Citizenfour – Laura Poitras (2014)
Este documentário mostra os dias em que escutas telefônicas institucionais foram expostas por Edward Showden, todas conduzidas pelo governo do Estados Unidos.
Ouvindo Kenny G – Penny Lane (2021)
Neste, a diretora utilizou como tema o músico de jazz Kenny G, explorando a vida do artista branco mais vendido de um gênero construído por pessoas pretas. Artista este que, muitas vezes, foi tratado como copiador que só faz música fácil.
Evil Genius: The True Story of America’s Most Diabolical Bank Heist – Barbara Schroeder e Trey Borzilleri (2018)
Este é um documentário criminal, que explora o caso Pizza Bomber, que aconteceu em 2003 na Pensilvânia. Esse tipo de produção tem sido cada vez mais consumida, pelo menos desde 2015, quando passou a fazer sucesso nos streamings.