Confira as 6 coisas mais antigas que existem no mundo

Você já parou para pensar nas coisas mais antigas que existem no mundo? Confira a nossa lista imperdível!

A Terra possui cerca de 4,5 bilhões de anos, com um grande passado e histórias. Os pesquisadores tem encontrado diversos objetos, considerados os mais antigos do mundo, além disso, a lista também é composta por lugares e elementos da natureza.

Leia mais: Conheça as imagens mais importantes feitas do espaço

1. Grãos de zircão (4,4 bilhões de anos)

O elemento mais antigo encontrado na superfície da crosta terrestre é o grão de zircão, de tamanho microscópico, que data o início da terra quando ela tinha somente 160 milhões de anos.

O grão de zircão tem origem a partir de rochas que revelam detalhes sobre o começo de tudo. O elemento foi encontrado por pesquisadores na Austrália, na região montanhosa de Jack Hills.

2. Filamentos de hematita (3,75 bilhões de anos)

Os filamentos da pedra hematita, encontrados e datados em 2017, mudaram completamente a compreensão sobre o surgimento da vida (microbiana) do planeta.

Os fósseis revelam matéria química orgânica em 300 milhões de anos antes do que pensávamos. Os filamentos de hematita em questão foram descobertos no Canadá, em Quebec.

3. Estromatólitos (3,5 bilhões de anos)

As rochas estromatolíticas possuem um tom sensorial azul-esverdeado porque incorporaram, em sua superfície, camadas de fósseis de cianobactérias.

Comumente encontradas em lagoas salgadas, a “rocha em camadas’’ é considerada uma das primeiras formas de vida visíveis a olho nu no planeta.

4. Montanhas Barbeton Makhinjwa (3,6 bilhões de anos)

A cadeia de rochas vulcânicas sedimentares das montanhas de Berbeton, na África do Sul, remontam fendas gigantescas causadas pelo big bang. Na mesma região é encontrado o ouro com datação mais antiga, além de fósseis das primeiras vidas terrenas existentes.

A UNESCO incluiu a cadeia montanhosa como Patrimônio Natural da Humanidade, somando-se à lista de outros 1091 locais.

5. Lago Zaysan (60 milhões de anos)

Considerado o lago mais antigo que se tem conhecimento até então, localizado na Rússia, o Lago Zaysan existe há aproximadamente 60 milhões de anos. Apesar de haver controvérsias sobre essa posição, a comunidade científica ainda o considera.

6. Mandíbula UR 501 (2,5 milhões de anos)

A mandíbula do hominídeo apresenta uma arcada dentária em ótimas condições, levando em consideração que o fóssil data há mais de 2,5 milhões de anos atrás.

Encontrada na África do Sul em 1997. Porém, foi encontrado outra mandíbula em 2003, que tem datação maior (2,8 milhões de anos), mas o dado está sendo oficializado ainda.

você pode gostar também