O diretor Tim Burton, que foi o responsável pelas duas adaptações do cinema mais elogiadas pela crítica e pelo público, lembrou a sua reação ao assistir Batman Eternamente.
O elenco de Batman Eternamente contou com um elenco de peso: Val Kilmer (Batman), Jim Carrey (Charada), Tommy Lee Jones (Duas Caras), Chris O’donel (Robin), Nicole Kidman (Dr. Chase Meridian) e a direção de Joel Schumacher.
Tim Burton, que havia sido substituído pela Warner devido à natureza sombria de suas produções, admitiu que ficou chocado com o elemento que talvez tenha sido o mais polêmico de Batman Eternamente: os bat-mamilos.
“Fiquei ‘espera aí! Espera um segundo. Vocês reclamam de mim, de eu ser esquisito demais, sombrio demais e aí colocaram mamilos no traje? Vão se f...’”, contou Burton ao site especializado Variety.
“Não sou sombrio demais. [O tom de Batman: O Retorno] é como vejo o mundo. Não é para ser sombrio à toa. Tenho muito carinho pelo filme pelo experimento esquisito que ele foi”, disse.
Jose Fernandez, o figurinista de Batman Eternamente, falou sobre a decisão de manter os mamilos no uniforme. Segundo o figurinista, a situação saiu de seu controle.