Clássicos nacionais para você ler
Confira uma lista com seis livros clássicos nacionais para você valorizar a cultura brasileira que irão prender sua atenção!
Para quem gosta de literatura, temos diversos clássicos brasileiros que valorizam a língua portuguesa, escritos por grandes escritores que são reverenciados no mundo.
Leia mais: Separamos 10 livros para você ler em um dia
Além do Brasil, diversos países e regiões tem o português como idioma oficial, são eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e uma região administrativa em Macau, na China.
Capitães de Areia – Jorge Amado
A história acompanha três jovens sem família, que vivem na pobreza e estão envolvidos no crime em Salvador. O livro já foi traduzido para diversos países e foi originalmente publicado em 1937.
Dom Casmurro – Machado de Assis
A obra é narrada por Betinho, um homem que se casa com sua melhor amiga, a enigmática Capitu, e passa a criar intrigas e ciúmes quando desconfia que ela o traiu.
Traiu ou não traiu? Esta é a maior dúvida da literatura brasileira desde 1899, quando o livro foi lançado. E esta dúvida gera muitas polêmicas e até estudos até hoje.
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Uma família que vive na extrema pobreza, junto a cachorrinha Baleia, buscam por sobrevivência na caatinga nordestina. É um livro com uma realidade dura, impactante e muito forte!
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Um homem narra sua hilária trajetória de vida, passando por amores e desamores, sua vida política, incluindo diversas polêmicas, além de um grande toque de ciência e filosofia.
O livro é dono de uma das melhores e mais famosas dedicatórias já escritas no país: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.”
Macunaíma – Mário de Andrade
Na trama, conhecemos um personagem sem caráter e acompanhamos sua vida desde sua infância até sua vida adulta, em uma deliciosa trama de anti-herói.
A Hora da Estrela – Clarice Lispector
No livro, conhecemos a história de Macabéa, uma mulher ingênua e sonhadora, que não tem muitas emoções na vida. Um dia, ela conhece Olímpico de Jesus, que chega para mudar isso.
Este é o romance mais conhecido da autora, também é o último publicado antes de seu falecimento.