Atores surdos fazem história no Oscar
O longa CODA foi o vencedor da categoria de Melhor Filme do Oscar na 9ª edição do Hollywood Film Academy Awards.
O longa CODA foi o vencedor da categoria de Melhor Filme do Oscar na 9ª edição do Hollywood Film Academy Awards. O filme é dirigido pelo cineasta Siân Heder que acumulou mais uma estatueta pelo trabalho do ator Troy Kotsur, que venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.
Leia mais: Confira as indicações e os ganhadores da noite do Oscar 2022
Outra surpresa, foi o ator surdo Troy Kotsur que trouxe todos os holofotes para si vencendo Ciarán Hinds (Belfast), Jesse Plemons (The Power of the Dog), JK Simmons (Be the Ricardos) e Kodi Smit-McPhee (The Power of the Dog) em sua categoria.
Marlee Matlin tornou-se a primeira atriz surda a vencer um Oscar, há trinta e cinco anos, pela sua interpretação em Filhos de um Deus Menor. E, nesse momento, é Kotsur que escreve seu nome na história.
A atriz Matlin já havia apostado que os personagens protagonistas seriam surdos, fato que não ocorreria no princípio.
“Eu disse: tempo limite. Isso não está certo. Não é autêntico e não vai funcionar. Se eles seguirem esse caminho, estou fora, porque não quero fazer parte desse esforço de fingimento de surdez. Estou feliz que vocês me ouviram“, disse a atriz em entrevista.
Kotsur deu um discurso emocionante quando subiu ao palco para ser premiada e mencionou de uma forma muito especial o seu pai e a todos que o apoiaram nesse projeto.
“Meu pai era o melhor assinante da nossa família, mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo e não conseguiu mais assinar. Pai, aprendi muito com você. Sempre te amarei. Você é meu herói (…) quero agradecer a todos os maravilhosos palcos do teatro para surdos, onde me foi permitido e me deram a oportunidade de desenvolver meu ofício como ator.”