A empresa Facebook foi processada por um grupo de 48 estados americanos, em uma ação conjunta com a Federal Trade Comission (FTC), sendo acusada de práticas anticompetitivas nos Estados Unidos, caso que envolve as compras do Instagram e do WhatsApp.
O processo pede que a empresa cancele as aquisições do Instagram e do WhatsApp, transformando-os em outras empresas independentes, além de exigir que a tech solicite aprovação para futuras fusões e aquisições.
O Facebook também é acusado de usar seu poder e o alcance de sua plataforma para reprimir desenvolvedores de softwares independentes, que ficariam proibidos de criar tecnologias semelhantes.
Facebook e a acusação de monopólio
Letitia James, que é procuradora-geral do Estado de Nova York, e liderou a investigação contra a companhia em pararelo com agências federais declarou:
Por quase uma década, o Facebook usou sua dominância e monopólio para esmagar rivais menores e se livrar da competicão, tudo às custas dos usuários diários.
Em conversas gravadas e divulgadas ano passado, Zuckerberg, em reunião com funcionários do Facebook, afirmou que “se alguém ameaça algo tão existencial, você entra no ringue e luta”. Mark possivelmente se refere à campanha da então pré-candidata democrata Elizabeth Warren, que advogava pela quebra dos gigantes de tecnologia como pauta política.
Mais notícias em breve.