Não é Dumbo: verdadeiro nome do elefantinho orelhudo é revelados após 80 anos
Personagem da Disney, Dumbo tem origem de seu nome revelada e surpreende fãs.
Após mais de oito décadas desde a estreia de “Dumbo“, clássico da Disney de 1941, detalhes intrigantes sobre o nome do elefante protagonista foram revelados. Muitos ainda desconhecem a origem e o verdadeiro nome do famoso personagem de orelhas gigantes.
O filme narra a história de um elefante capaz de voar graças às suas enormes orelhas. No entanto, poucos sabem que “Dumbo” não é seu verdadeiro nome.
Em razão do título da popular animação, a maioria dos espectadores acredita que o elefantinho é chamado assim. Porém, logo no início da obra, esse mistério é desvendado.
(Imagem: Disney)
Origem do nome ‘Dumbo’
Assim que a trama do filme é iniciada, uma cegonha entrega o filhote à sua mãe, a Senhora Jumbo, que o nomeia “Jumbo Junior”. O termo “jumbo”, que significa “gigante” em inglês, foi transformado, por elefantes do filme, em “Dumbo”, um apelido pejorativo, remetendo a alguém considerado lento ou bobo.
No contexto do enredo, esse apelido surgiu por conta das amigas da Senhora Jumbo, que decidiram provocar o filhote ao se depararem com suas orelhas enormes.
Ao trocar a inicial do nome original, “Jumbo”, por “D”, formou-se a palavra com significado pejorativo e, para trazer um toque dramático à narrativa, o apelido foi mantido ao longo de toda a história.
Significado do termo no vocabulário
Além de um trocadilho, “Dumbo” é, na verdade, um termo do vocabulário inglês que se refere a alguém pouco inteligente. Apesar desse significado inicial, com o passar do tempo, o apelido tornou-se sinônimo do adorável personagem da Disney, conhecido por sua coragem e determinação.
Mesmo que nos Estados Unidos o termo ainda seja usado de forma pejorativa, a imagem do elefante voador transcendeu essa conotação ao longo das últimas décadas.
Hoje, o elefantinho Dumbo é lembrado como um símbolo de superação e resiliência, além de evocar automaticamente esse marco da história da animação.
* Seleção, edição e revisão de conteúdo por Bruna Tinti, editora-executiva do portal. Perfil profissional: LinkedIn.