Pouco conhecida, ferramenta facilita a vida dos usuários de Android; veja como usar
Saiba como a Android Debug Bridge pode transformar a interação entre dispositivos Android e computadores.
Muitos usuários de Android desconhecem o potencial da ferramenta ADB (Android Debug Bridge) na simplificação de tarefas. Enquanto dispositivos Apple oferecem comunicação facilitada, os aparelhos Android frequentemente exigem aplicativos de terceiros para a mesma função.
Essa ferramenta, normalmente usada por desenvolvedores de software, permite uma comunicação avançada entre dispositivos, como celulares e computadores, oferecendo várias vantagens.
Com ela, é possível transferir arquivos, identificar falhas em aplicativos, compartilhar a tela do celular e muito mais, com ou sem cabo USB.
Como funciona a ferramenta ADB
A ADB faz parte do Android Studio, o ambiente de desenvolvimento do Google, e pode ser utilizada por programadores ou qualquer usuário interessado. A instalação, embora simples, possui diversas etapas e requer que você siga as instruções do site Android Developers.
Com a ADB, é possível executar comandos no dispositivo, instalar e depurar aplicativos e acessar um shell Unix. Essas funções facilitam o entendimento e o controle do dispositivo Android.
Novidade: WebADB
Recentemente, desenvolvedores ganharam mais uma ferramenta: o WebADB. Criada por SteelToe no XDA Forum, essa versão possibilita o uso da ADB diretamente no navegador, desde que ele suporte a API WebUSB, como o Google Chrome ou Microsoft Edge.
Funcionalidades do WebADB |
---|
Instalação de APK |
Shell interativo |
Gravação de tela |
SCRCPY (controle via navegador) |
Informações do dispositivo |
Gerenciador de arquivos |
Ativação via Wi-Fi |
É importante notar que o WebADB ainda está em fase Beta, portanto podem surgir alguns problemas durante seu uso. O site oferece sugestões para resolver mensagens de erro, como “acesso negado”.
Ativando a depuração USB
Para utilizar a ADB com conexão USB, é necessário ativar a Depuração USB nas configurações do dispositivo.
Em dispositivos Android 4.2 ou superiores, isso é feito por meio das Opções do desenvolvedor, acessíveis após tocar sete vezes no Número da versão em Configurações > Sobre o dispositivo.
Com essas informações, o uso da ADB pode revolucionar a interação entre dispositivos Android e computadores, oferecendo alternativas práticas e eficientes para diversas tarefas do dia a dia.