DNA europeu? Se você tem um destes 8 sobrenomes, suas origens estão na Europa
Confira a origem de oito sobrenomes europeus comuns no Brasil, como Silva e Müller, e conheça suas histórias.
O Brasil, conhecido por sua diversidade cultural, é lar de muitas famílias com raízes em diferentes partes da Europa. Os sobrenomes que circulam no país revelam a herança de povos que imigraram para o Brasil ao longo dos séculos, principalmente a partir do século XIX.
Entre esses, destacam-se os sobrenomes de origem espanhola, alemã, italiana e portuguesa, que estão entre os mais comuns e carregam uma rica história.
8 sobrenomes que indicam origem europeia
1. García
Um dos sobrenomes mais populares de origem espanhola no Brasil e no mundo, “García” tem raízes antigas e significa “jovem” ou “príncipe das armas”. Acredita-se que tenha surgido na região do País Basco e, devido à imigração, se espalhou por toda a América Latina.
2. Fernández
De origem patronímica, “Fernández” significa “filho de Fernando”. Fernando, por sua vez, significa “ousado para a paz” ou “viajante corajoso”. É um sobrenome que carrega a tradição espanhola de passar o nome do pai para os filhos, formando linhagens de gerações.
3. Rodríguez
Também de origem patronímica, “Rodríguez” significa “filho de Rodrigo”. Rodrigo, que tem suas raízes no nome germânico Roderick, significa “famoso pela glória”. É um sobrenome muito comum entre descendentes de espanhóis no Brasil.
4. Schmidt
Um dos sobrenomes alemães mais comuns no Brasil, “Schmidt” deriva da palavra alemã “Schmied”, que significa “ferreiro”. Historicamente, era usado para designar pessoas que trabalhavam com a forja de metais, sendo um sobrenome que carrega a profissão de seus antepassados.
5. Müller
Significa “moleiro” em alemão, referindo-se às pessoas que trabalhavam em moinhos. É um sobrenome de ofício que, assim como outros nomes alemães, é comum em regiões brasileiras que receberam imigrantes germânicos.
6. Rossi
O sobrenome “Rossi” tem origem na Itália e significa “vermelho”, referindo-se muitas vezes a pessoas com cabelo ruivo. É um dos sobrenomes mais comuns na Itália e entre descendentes de italianos no Brasil, especialmente em estados como São Paulo e Minas Gerais.
7. Bianchi
Outro sobrenome bastante popular, “Bianchi” significa “branco” em italiano, e pode ter sido usado para designar pessoas de pele ou cabelo claros. Assim como “Rossi”, é muito comum entre famílias italianas no Brasil.
8. Silva
O sobrenome mais comum no Brasil, “Silva” tem origem portuguesa e significa “floresta” ou “bosque”. Originalmente, era usado para designar pessoas que viviam próximas a áreas florestais. Devido à colonização portuguesa, é hoje o sobrenome mais popular no país.