É Brasil! 6 filmes brasileiros estão na disputa por uma vaga no Oscar 2025
Seis longas-metragens foram escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema e apenas um representará o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.
A Academia Brasileira de Cinema divulgou, no dia 16 de setembro, os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
A escolha final será feita no dia 23 de setembro, e o filme escolhido representará o Brasil na 97ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Dos 12 filmes inscritos, seis foram escolhidos pela comissão de seleção, e um deles será eleito para a disputa internacional.
“Ainda Estou Aqui”pode ser um dos indicados ao Oscar – Foto: Reprodução
Os filmes selecionados
1. Ainda Estou Aqui
Com direção de Walter Salles e produção de VideoFilmes, RT Features e MACT Films, este drama se passa no Rio de Janeiro durante os anos 70, em pleno endurecimento da ditadura militar. O enredo acompanha a história da família Paiva após o desaparecimento de Rubens Paiva, levado por militares.
A trama explora a luta de Eunice Paiva, que busca por décadas descobrir o destino do marido, enquanto precisa cuidar de seus filhos e encontrar forças para seguir em frente.
2. Cidade Campo
Dirigido por Juliana Rojas, “Cidade Campo” traz duas histórias distintas sobre a migração entre o campo e a cidade. O filme é produzido pela Dezenove Som e Imagens. Na primeira parte, Joana, uma trabalhadora rural, perde sua terra natal após o rompimento de uma barragem e se muda para São Paulo.
Na segunda, Flávia e Mara se mudam para uma fazenda herdada por Flávia, onde enfrentam as dificuldades e os desafios da vida no campo.
3. Levante
Lillah Halla dirige esse drama em parceria com as produtoras Arissas, Manjericão Filmes, In Vivo Films e Cimarrón Cine. A história segue Sofia, uma jovem jogadora de vôlei, que enfrenta a pressão de uma gravidez indesejada em meio à preparação para um campeonato decisivo. A trama trata da luta de Sofia contra um grupo conservador que tenta impedi-la de seguir em frente.
4. Motel Destino
Com direção de Karim Aïnouz e produção da Cinema Inflamável Produções Cinematográficas, “Motel Destino” se passa em um hotel à beira da estrada, onde a bela Dayana e o jovem Heraldo se encontram. A história explora uma trama de desejo, fuga e traição em um ambiente tropical com toques de noir.
5. Saudade Fez Morada Aqui Dentro
Dirigido por Haroldo Borges e produzido pela Plano 3 Filmes, o filme acompanha Bruno, um adolescente de 15 anos que está perdendo a visão. À medida que lida com as incertezas da adolescência e da cegueira iminente, o filme transforma sua tragédia pessoal em um processo de aprendizado coletivo.
6. Sem Coração
Com direção de Nara Normande e Tião, “Sem Coração” é produzido pela Cinemascópio Filmes. A história acontece no litoral de Alagoas, onde a jovem Tamara conhece uma misteriosa adolescente apelidada de “Sem Coração”, que tem uma cicatriz no peito. A relação entre as duas se intensifica durante o verão.
A decisão sobre qual desses filmes representará o Brasil no Oscar 2025 será divulgada no dia 23 de setembro, pelas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema. A expectativa é grande, e qualquer um dos selecionados tem potencial para ser um forte candidato ao prêmio de Melhor Filme Internacional.