Controle do 'Nintendo PlayStation' é leiloado e preço deixa gamers CHOCADOS
Controle raro do Nintendo PlayStation é leiloado por valor impressionante, destacando a importância dessa peça histórica.
Antes da era dos consoles 3D dominar o mercado com o Nintendo 64 e o PlayStation, a Nintendo e a Sony estiveram brevemente aliadas em um projeto que gerou uma peça histórica: o Nintendo PlayStation.
Esse console, fruto de uma colaboração entre as duas gigantes dos games, é extremamente raro. Um dos poucos exemplares restantes foi vendido em leilão pela Heritage Auctions por um valor impressionante de 35 mil dólares (cerca de R$ 190 mil).
Imagem do controle do console, que foi leiloado. Foto: Heritage Auctions
Nintendo Playstation: uma versão avançada do SNES
Estima-se que, dos cerca de 200 protótipos do Nintendo PlayStation produzidos, a maioria tenha sido descartada ou destruída. Assim, a venda dessa unidade se torna um marco, podendo ser uma das últimas chances de ver esse console em circulação.
Basicamente, o Nintendo PlayStation é uma evolução do Super Nintendo (SNES), mas com a adição de um leitor de CDs. Esse projeto, embora nunca tenha sido lançado comercialmente, foi avaliado em até US$ 350 mil (R$ 1.964.620) em um leilão anterior.
Em sua venda final, o console foi adquirido por US$ 360 mil (R$ 2.020.752,00), um valor impressionante para um hardware que nunca chegou a receber jogos exclusivos.
Rompimento entre Sony e Nintendo moldou o futuro dos games
A parceria original entre a Nintendo e a Sony foi desfeita de forma inesperada. O acordo, que teria dado à Sony um controle desproporcional sobre as propriedades da Nintendo, não foi bem aceito pela Big N.
Isso levou a Nintendo a buscar uma nova aliança com a Philips, resultando no criticado Philips CD-i. Já a Sony, por sua vez, transformou o PlayStation em uma marca independente, que se tornou um dos maiores sucessos da indústria.
Enquanto o Nintendo 64 apostava em cartuchos, o Sony PlayStation adotou o formato de CDs, o que o tornou uma plataforma mais atraente para jogos que exigiam grande capacidade de armazenamento, como os RPGs.
Apesar de os cartuchos do N64 serem mais rápidos, eles limitavam o tamanho dos jogos e eram mais caros, o que dificultou a criação de títulos com maior profundidade.
A resistência da Nintendo aos jogos em disco
A existência do Nintendo PlayStation e do Nintendo 64DD (um acessório exclusivo lançado no Japão) mostrava que a Nintendo já reconhecia as limitações dos cartuchos. Contudo, a transição definitiva para jogos em disco só ocorreu em 2001, com o lançamento do GameCube.
Mesmo assim, o GameCube foi o primeiro console da Nintendo a utilizar discos como principal mídia, algo que se consolidou completamente anos depois.
Essa hesitação da Nintendo em adotar discos como formato principal acabou moldando o futuro dos consoles.
O Nintendo PlayStation se tornou uma peça histórica, mais valorizada por sua raridade e pelo que poderia ter sido, do que pelos jogos que jamais chegaram a ser lançados para ele.