😱 Até a banana? 7 coisas que são radioativas e você nem sabia
Em alguns casos, a radiação pode não ser prejudicial à saúde.
A radiação está em todo lugar! Mas calma porque nem sempre ela é perigosa.
Diariamente, nos deparamos com várias fontes de radiação, mas, apesar disso, elas não têm força o bastante ou não ficamos expostos a elas o tempo suficiente para que nos causem danos.
Obviamente, não estamos nos referindo aqui a uma radiação nuclear catastrófica.
Na verdade, a radiação tem sido útil em muitos setores, como medicina, agricultura e energia.
Radiação está presente em lugares inusitados, mas em alguns casos não faz mal para a saúde – Foto: Reprodução
Radioatividade: o que é e seus perigos
A radioatividade é como um superpoder que precisa ser manuseado com muito cuidado. Pode ser encontrada em substâncias como o urânio e o plutônio e até mesmo em objetos comuns, como detectores de fumaça e alguns relógios antigos.
A exposição excessiva à radioatividade pode ser perigosa para a saúde. Os raios emitidos por materiais radioativos podem danificar nossas células, causando problemas de saúde como câncer, queimaduras graves e até mesmo danos genéticos.
Por isso, é preciso tomar uma série de cuidados ao lidar com materiais radioativos. Usar roupas de proteção, manusear essas substâncias em locais próprios e seguir todas as instruções de segurança são passos importantes para se proteger.
Além disso, é fundamental monitorar constantemente os nÃveis de radioatividade em ambientes onde ela está presente, como usinas nucleares, para evitar acidentes e garantir a segurança de todos.
Com consciência e cuidado, podemos aproveitar os benefÃcios da radioatividade sem colocar em risco nossa saúde e o meio ambiente.
7 coisas que são radioativas e você nem sabia
Surpreendentemente, a radioatividade pode ser encontrada nas seguintes matérias:
- Granito: o material naturalmente contém urânio e tório, mas o que realmente contribui para a sua radioatividade é o radônio, um gás produzido quando o urânio decai. Pode ficar tranquilo, é pouco provável que alguém esteja exposto a nÃveis prejudiciais de radiação na própria cozinha devido à s bancadas de granito.
- Creme dental: durante as décadas de 1920 a 1940, foi produzida uma pasta de dente alemã chamada Doramad, que continha um metal radioativo chamado tório, extraÃdo do mineral monazita. Em tempos modernos, porém, estamos protegidos.
- Bananas: a fruta é cheia de potássio, e o potássio-40 é um tipo naturalmente radioativo desse elemento. Mas não precisa se preocupar: você teria que devorar cerca de 1.000 bananas para receber a mesma dose de radiação de um único raio-x!
- Interruptores: os interruptores de brilho encontrados em algumas lâmpadas fluorescentes contêm Criptônio-85, que emite raios beta e gama.
- Praia Guarapari, no EspÃrito Santo: acredite se quiser, a praia de Guarapari, no estado do EspÃrito Santo, no Brasil, contém radioatividade. No passado, essas praias eram famosas por suas areias ‘curativas’ para a saúde.
- Pratos e vasilhas de porcelana: no passado, a porcelana era usada para deixar as dentaduras mais brilhantes. O problema era que, para conseguir esse efeito, urânio-238 era adicionado ao processo de fabricação.
- Tabaco: embora os cigarros contenham muitos produtos quÃmicos, elementos radioativos não são deliberadamente adicionados a eles. No entanto, as folhas de tabaco absorvem elementos radioativos, como rádio, chumbo-210 e polônio-210.