POLÊMICA da Disney: animação lançada há 27 anos causa controvérsia
Disney lançou uma animação que, em vez de encantar, irritou muitos espectadores. Com sua estreia marcada por controvérsias, o filme desafiou expectativas e se tornou um marco na história da animação.
Para a surpresa de muitos fãs, o filme que não agradou uma parte da população foi o do amado semideus, ‘Hércules’, lançado pela Disney em 1997.
Apesar de quase trinta anos após, a animação continua sendo um dos desenhos mais populares da Disney. Porém, nem todos receberam sua estreia de forma positiva, sobretudo o país cuja cultura é retratada na animação.
Interpretação de ‘Hércules’ da Disney envergonha a Grécia?
De acordo com alguns cidadãos gregos, a história e a cultura local foram distorcidas – Foto: Walt Disney Studios/Reprodução
A Disney tem o costume de revisitar obras já existentes e transformá-las em histórias “mágicas”, sejam elas obras literárias ou lendas, como é o caso de ‘Hércules’.
É evidente que, ao contar sua versão, a Disney adicionou muito humor ao desenho, mantendo um tom leve e divertido.
Isso resultou em um enredo bastante excêntrico, com um ‘Hércules’ que faz propaganda de sua própria marca de tênis e um Hades que fuma charuto. Tais elementos deram um tom humorístico à obra.
Contudo, em 1997, o jornal Daily Telegraph repercutiu um artigo do Adsmevtos Typos, da Grécia, no qual um jornalista expressava insatisfação com a maneira como a Disney retratou ‘Hércules’ e sua lenda.
“Este é mais um exemplo de uma situação em que os estrangeiros distorcem nossa história e cultura simplesmente para satisfazer os seus interesses comerciais (…) Para completar, agora querem que usemos Pnyx Hill e a nossa história como rampas de lançamento para obter ainda mais lucros”, escreveu o jornalista.
Pré-estreia foi cancelada
Uma pré-estreia estava programada para acontecer em Atenas, capital da Grécia, para celebrar o lançamento do longa. O filme também seria exibido ao ar livre no Pnyx, um local situado abaixo do centro da capital.
Porém, os planos foram todos por água abaixo, quando o governo grego recusou o evento, alegando que uma polêmica se formava no país e, para evitar o descontentamento do povo, tudo foi cancelado.
Apesar dos contratempos iniciais, ‘Hércules’ conquistou uma bilheteria de mais de US$ 252 milhões, um valor considerado bastante respeitável, embora seja inferior ao de filmes anteriores da Disney.
Com informações de IGN Brasil.