Charada da NSA: você não consegue acertar a resposta; ou consegue? Tente
Prepare-se para um desafio mental épico: decifre o enigma dos irmãos e as moedas proposto pela NSA e prove sua astúcia.
A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA sempre foi envolta em mistério e sigilo, até que Edward Snowden trouxe à luz suas práticas controversas de vigilância em massa.
Desde então, a imagem da NSA mudou drasticamente. Antes considerada uma defensora da segurança nacional, agora é vista com desconfiança pelo mundo inteiro.
Porém, nos últimos tempos, a NSA tem surpreendido o público de uma forma inesperada: postando charadas complexas em seu site.
Tais enigmas vão muito além do entretenimento casual. Algumas envolvem cálculos matemáticos dificílimos, enquanto outras exigem um alto QI para desvendar. Veja uma delas!
Charada da NSA: Austin e Dylan e as moedas
Esta é uma das charadas mais recentes lançadas pela NSA, vamos chamá-la aqui de “Charada dos irmãos e as moedas”.
Em um dia chuvoso de verão, os irmãos Dylan e Austin se envolvem em uma série de jogos, sob os olhares atentos do avô.
Após uma série de vitórias de Austin em xadrez, pôquer e ping-pong, ele propõe um desafio final envolvendo um cofre cheio de moedas.
As regras são simples: cada irmão deve colocar uma moeda por vez sobre uma mesa quadrada. E quem ficar sem espaço primeiro, perde. É claro, não é permitido empurrar ou empilhar as moedas.
Já no desafio, Dylan se vê em um dilema quando Austin lhe pergunta, de forma arrogante, quem deve colocar a primeira moeda?
Cansado de perder, ele busca o conselho do avô. O avô, querendo que Dylan finalmente ganhe uma partida, tem uma dica crucial a oferecer.
Qual é o conselho que o avô vai dar para Dylan? Austin ou Dylan deveria começar a partida?
Moedas sobre a mesa: esse é o enigma da NSA – Imagem: PNGTree/Reprodução
Concentração é a chave
O enigma pode parecer um pouco complexo à primeira vista, mas não se deixe intimidar. Tudo o que é necessário é um pouco de concentração e perseverança.
Às vezes, as soluções mais brilhantes estão envoltas em mistério, esperando serem descobertas pelos olhos curiosos e pelas mentes mais determinadas.
Então, deixe de lado as distrações, mergulhe fundo neste enigma e prove que você é tão inteligente quanto a pessoa que o elaborou.
Mas, caso deseje saber a resposta, basta rolar a página mais para baixo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Resposta da charada: qual foi a dica do avô?
Para resolvê-la, Dylan deve ser o segundo a jogar, não o primeiro, foi o que o avô falou. Ao permitir que Austin comece, Dylan pode usar uma estratégia de espelhamento.
Como a mesa é quadrada e simétrica, Dylan pode replicar os movimentos de Austin em quadrantes opostos.
Se Austin colocar uma moeda em qualquer lugar da mesa do seu lado, Dylan pode colocar outra em um local simétrico ao lado que ele está.
Assim, tal abordagem garante que, se Austin conseguiu um espaço vazio, Dylan também obtenha um, evitando ficar sem local para moeda antes de Austin. Então, a estratégia correta é permitir que Austin comece o jogo, e não Dylan.