Oscar 2024: por que um dos vencedores recusou o prêmio (pela 2ª vez)?
Pela segunda vez, o artista japonês Hayao Miyazaki não foi aos Estados Unidos para participar da cerimônia de premiação nem receber a estatueta.
O estúdio Ghibli e seu criador, Hayao Miyazaki, ganharam mais uma vez o Oscar de Melhor Animação pelo filme ‘O Menino e a Garça’.
Eles venceram pela primeira vez a mesma categoria há 20 anos, com a produção ‘A Viagem de Chihiro’.
Com 83 anos, além de vencer o Oscar pela segunda vez, o artista japonês fez questão de repetir o mesmo que havia feito na primeira ocasião: recusou-se a viajar aos Estados Unidos para participar da premiação.
Miyazaki é conhecido pela sua posição antiestadunidense. Em 2003, ele não foi ao Oscar para receber a estatueta por ser contra a participação dos EUA na Guerra do Iraque. Ele chegou a falar, na época, sobre a motivação com jornais japoneses.
Dessa vez, novamente, ele deixou de comparecer à cerimônia que ocorreu no último dia 10 de março, em Los Angeles.
Vale lembrar que, nesse caso, a Academia do Oscar se encarrega de enviar o prêmio para a casa do vencedor.
‘Odeio blockbusters’, disse Miyazaki
‘O Menino e a Garça’ venceu a categoria de Melhor Animação no Oscar 2024 – Estúdio Ghibli Foto: Reprodução
Em uma entrevista publicada no primeiro semestre de 2023 aos blogs japoneses Hachima Kikou e Yaracon, Miyazaki disse não gostar de filmes blockbusters, como ‘Indiana Jones’ e ‘O Senhor dos Anéis’.
“Se alguém é o inimigo, não há problema em matar um número infinito de pessoas. ‘O Senhor dos Anéis’ é assim. Não há danos colaterais. Eles não têm problema em fazer isso. Se ler o trabalho original [de J. R. R. Tolkien], entenderá, mas, na realidade, os que foram mortos são asiáticos e africanos. Aqueles que não sabem disso [e] ainda dizem que amam a fantasia são idiotas”, expressou.
O artista não poupou críticas também aos asiáticos que gostam desse tipo de produção. Na entrevista, ele seguiu falando sobre o assunto, mais especificamente sobre o que demonstra ‘Indiana Jones’:
“Há um homem branco que dispara nas pessoas, certo? Os japoneses que acompanham e desfrutam disso são incrivelmente embaraçosos. Vocês são aqueles que levam um tiro. Assistir sem qualquer autoconsciência é inacreditável. Não há orgulho, não há perspectiva histórica. Não sabem como são vistos por um país como a América”, concluiu.
‘O Menino e a Garça’
O filme ‘O Menino e a Garça’ era um dos favoritos para vencer a categoria de Melhor Animação do Oscar deste ano.
A produção criada por Hayao Miyazaki conta a história de Mahito, um jovem obrigado a viver com o pai e a madrasta, após a morte da mãe.
Na nova casa, ele cria uma amizade especial com uma garça e vive momentos incríveis ao lado dela. O filme tem sido especulado como o último antes da aposentadoria de Miyazaki.
No Oscar 2024, ele venceu os seguintes concorrentes: ‘Elementos’, ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’, ‘Meu Amigo Robô’ e ‘Nimona’.