Novo especial de 'Snoopy' surpreende e acaba com polêmica do passado; veja
'Seja Bem-Vindo, Franklin!' está disponível na Apple TV+ e conta a história do primeiro personagem negro da franquia.
A coleção de especiais de ‘Peanuts’, na Apple TV+, ganhou um novo episódio sobre as peripécias dos amigos do personagem Snoopy, chamado ‘Seja Bem-Vindo, Franklin!’.
A história mostra a chegada de Franklin Armstrong e faz uma espécie de homenagem ao passado, que coloca um ponto final em uma polêmica antiga que resistiu ao longo do tempo.
O especial é inteiramente focado na história de Franklin, o primeiro personagem negro de ‘Peanuts‘.
O responsável pela nova franquia do quadrinho é o filho do criador original, Charles M. Schulz, Craig Schulz.
Segundo ele, a ideia com os especiais é expandir o material que já se encontra nos quadrinhos originais, principalmente no caso de personagens como o Franklin, cuja história fica um pouco de escanteio e não é muito revelada nas tirinhas.
História de Franklin no novo especial do Snoopy
Franklin e o amigo Charlie Brown – Foto: Apple TV+/Reprodução
O diretor responsável pela produção, Raymond S. Persi, diz que gosta do especial justamente pelo destaque que foi dado ao Franklin e por apresentá-lo em camadas desconhecidas, até então.
“Pudemos destacá-lo, mostrá-lo como uma pessoa com insegurança, que se frustra, se assusta e que também pode ser muito gentil. E retratá-lo como um personagem complexo é o que me deixa mais empolgado para que as pessoas assistam”, afirma o diretor.
Na história, o jovem Franklin se junta a Charles Brown para participar de uma corrida infantil, com carrinhos feitos à mão.
Tal mote foi inspirado nas vivências reais de Craig Schulz, que costumava participar de corridas assim na infância.
Polêmica antiga sobre o Snoopy
Um aspecto curioso, no entanto, chama bastante a atenção no novo especial. O trailer de ‘Seja Bem-Vindo, Franklin!’ fez uma reparação histórica.
O vídeo mostra o garoto sentado à mesa, bastante enturmado, ao lado do resto da turma durante uma refeição, ao contrário do que ocorreu no especial ‘Charlie Brown e o Dia de Ação de Graças’ (1973).
Na produção anterior, o jovem aparecia solitário, sem ninguém ao lado, enquanto os demais se sentaram todos do outro lado da mesa.
Essa cena foi bastante criticada ao longo dos anos e virou sinônimo de segregação e preconceito racial.
Os responsáveis pelo novo especial fizeram questão de mudar o rumo das coisas. Até os filhos de Craig sugeriram que algo fosse feito na nova produção. O desafio, segundo ele, foi encontrar o melhor modo de encaixar a cena na história.
“Começamos a pensar muito sobre como fazer isso de uma forma orgânica à história que estávamos contando. Porque você não pode simplesmente colocar algo, precisa fazer sentido. Conseguimos realizar isso de uma maneira agradável, e a resposta, mostrada já no trailer, tem sido tremenda”, conta ele.
Confira o trailer abaixo: