Erro valioso: por que ESTA moeda é considerada muito rara?
Colecionadores e entusiastas da numismática estão dispostos a pagar um valor alto, muito acima do que a peça representa de fato.
A moeda de 5 centavos representa um dos menores valores do sistema monetário brasileiro, mas, conforme suas características, ela pode atrair o interesse de colecionadores e valer muito mais do que se imagina.
Introduzida no Brasil em 1994, assim que surgiu o Plano Real, ela veio para substituir a antiga moeda de 5 centavos do cruzeiro, que existia desde 1967.
A princípio, a peça contava com um diâmetro de 20,8 mm e era feita de aço com uma camada de bronze-alumínio.
Desde então, ocorreram várias mudanças no desenho da moeda de 5 centavos. Uma delas foi em 2012, quando recebeu o desenho de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira.
Nesse processo de alteração do desenho, ocorreu um erro raro de confecção que, hoje, motiva o interesse de muitos colecionadores e entusiastas da numismática (estudo de moedas, medalhas e cédulas).
O erro ‘valioso’ da moeda de 5 centavos
Você pode ter uma moeda valiosa no bolso; já procurou? – Imagem: Reprodução
A tal falha ocorreu no momento de cunhar a relíquia, isto é, foi utilizado o cunho do anverso em uma moeda de Tiradentes, de forma que ela passou a ter duas cunhagens: o reverso de 5 centavos, mas com anverso de 10 centavos.
Essa falha, por si só, é o suficiente para muitos interessados, hoje, pagarem até R$ 5 mil por um exemplar da moeda. Já imaginou ganhar uma quantia muito maior que o valor original? Com certeza, é um bom negócio.
Encontrar uma raridade dessa, no entanto, não é tarefa fácil, a não ser que você tenha a sorte de ter alguma delas em algum cofrinho ou coleção antiga em casa.
De toda forma, vale a pena checar, pois é comum moedas raras estarem esquecidas pelo imóvel. Outro modo de encontrá-las, talvez, seja visitando feiras de antiguidades, onde sempre têm pessoas que vendem moedas e cédulas antigas.
Nesse tipo de caso, no entanto, é importante ficar atento aos detalhes de autenticidade e conservação. Confira abaixo as características da moeda de 5 centavos considerada valiosa:
Curiosidades da moeda de 5 centavos
A trajetória da moeda de 5 centavos, desde que ela foi criada em 1994, conta com algumas curiosidades.
Uma delas se refere à versão da moeda lançada em 1999. Ela foi produzida com uma tiragem baixíssima, de apenas 11.264.000.
Esse motivo é o suficiente para torná-la bastante rara nos dias de hoje, e uma das mais difíceis de serem encontradas entre todas as versões de 5 centavos.
Se você tiver uma dessas em casa, já fique sabendo: ela pode valer muito no mercado de colecionadores.
Outra questão envolvendo a moeda é que ela apresenta uma marca de identificação para pessoas com deficiência visual.
Estamos falando de relevos na borda que ajudam na identificação do valor para quem não enxerga ou tem visão limitada.