Origem controversa: de onde veio o Sudoku, quebra-cabeça de sucesso mundial?
Com regras simples, mas desafios matemáticos intrigantes, o Sudoku se revela mais do que um simples passatempo e ainda possui uma origem controversa.
Resumidamente, o Sudoku é um popular jogo de quebra-cabeça numérico que envolve preencher uma grade 9×9 com números de 1 a 9. A partir disso, a grade é subdividida em nove células em 3×3.
O objetivo é preencher cada célula da grade de modo que cada linha, coluna e subgrade contenha todos os números de 1 a 9 sem repetições.
Sendo assim, o jogo exige lógica, raciocínio e paciência do participante. De modo geral, ele se tornou uma atividade de passatempo amplamente apreciada em todo o mundo.
O jogo de lógica numérica que ganhou fama mundial tem uma origem controversa. Enquanto muitos acreditam que tenha vindo do Japão, a verdade é que sua concepção se deu nos Estados Unidos.
De onde veio o Sudoku?
A origem do Sudoku é questionada – Imagem: Reprodução
Um arquiteto de Indianápolis chamado Howard Garns foi o responsável pela criação do passatempo.
Em maio de 1979, aos 74 anos, Garns viu seu jogo publicado pela primeira vez na revista Dell Pencil Puzzles & Word Games.
Sob o nome ‘Number Place’, o jogo de números começou a ser impresso. Embora tenha surgido nos Estados Unidos, o Sudoku também tem laços com o Japão.
A partir de 1984, a editora japonesa Nikoli passou a publicá-lo sob o nome ‘Suuji Wa Dokushin Ni Kagiru’, que posteriormente foi abreviado para Su Doku, que significa ‘número único’.
O Wayne Gould, da Nova Zelândia, descobriu o quebra-cabeça quando viajou para o Japão em 1997 e, nos seis anos seguintes, desenvolveu um software que cria Sudokus.
Em 2004, o jornal britânico The Times começou a publicar os Sudokus regularmente, seguido por outros periódicos, popularizando ainda mais o jogo no Ocidente.
A ascensão do Sudoku foi notável, especialmente no Reino Unido, onde se tornou uma verdadeira febre, com jornais dedicando seções inteiras ao jogo e programas de televisão transmitindo competições.
Apesar de ter perdido parte de sua popularidade com o advento dos smartphones, o Sudoku continua um dos cinco aplicativos mais baixados na categoria ‘jogos de tabuleiro’ na App Store, superando até o xadrez.
Suas regras simples, que podem ser descritas em apenas cinco linhas, cativam jogadores de todas as idades. Além de ser um passatempo, o Sudoku apresenta desafios matemáticos intrigantes.
Cada jogo é um ‘quadrado latino’ de matriz 9×9, com blocos internos de 3×3 que não repetem símbolos.
A busca por soluções únicas para cada partida levou a estudos complexos sobre as possibilidades de organização dos números nas células. Assim, o Sudoku se tornou mais que um simples jogo de tabuleiro.