Futebol terá cartão azul: saiba o que representa e quando será testado

Novo cartão foi aprovado pela International Football Association Board (IFAB) e será testado ainda este ano. A punição será imediata.

As regras no esporte estão em constante atualização, sobretudo em virtude do uso cada vez mais amplo de recursos tecnológicos.

O futebol, por exemplo, passou por mudanças desse tipo, mas a maior delas talvez ainda esteja por vir. Falamos do cartão azul, cuja implantação está próxima.

A novidade foi anunciada pela International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras da modalidade.

De acordo com reportagem do jornal inglês Telegraph Sports, além dos cartões vermelho e amarelo, o futebol terá agora o azul.

A finalidade dele será, basicamente, evitar reclamações contínuas e diminuir as faltas durante as partidas.

Punição importante

Cartão azul vai retirar jogadores do campo, temporariamente – Foto: Reprodução

A nova regra prevê que o jogador, ao levar um cartão azul, ficará fora do jogo por 10 minutos, ou seja, é algo que pode, sim, mudar os rumos da partida.

Caso o mesmo esportista seja punido com mais de um cartão azul, ele será expulso de campo, como acontece com o cartão vermelho. Da mesma forma, o acúmulo de um azul e outro amarelo também resultará em expulsão.

Quando o cartão será testado?

A previsão é que o novo cartão azul seja testado no futebol profissional a partir de junho deste ano. Os primeiros torneios devem ser as edições da FA Cup masculina e feminina.

Outras novidades também estão sendo avaliadas pela IFAB e podem ser empregadas futuramente.

Uma delas pode seguir o modelo do Rugby, modalidade que autoriza apenas o capitão do time a falar diretamente com o árbitro. Essa seria uma forma de reduzir confusões em campo.

A criação de novas regras surge no sentido de corresponder ao contexto atual das modalidades. Os cartões vermelho e amarelo, por exemplo, foram implantados na Copa do Mundo de 1970, no México, para controlar possíveis atos indisciplinares durante a partida.

você pode gostar também