‘Star Wars’ invade o Japão em uma jornada alternativa
Já imaginou se os filmes da icônica franquia se passassem no Japão? Confira isso a seguir!
‘Star Wars‘ conquistou fãs ao redor do mundo todo, isso é fato. Na Ásia, o fenômeno também se espalhou de maneira inacreditável.
Atualmente, há um grande número de admiradores da saga em diversos países do continente, principalmente no Japão.
Recentemente, uma inteligência artificial (IA) foi usada para fornecer um panorama de como seria se a saga fosse toda ambientada na ‘terra do sol nascente’.
O responsável por este feito foi um youtuber com perfil chamado demonflyingfox, que postou o conteúdo em seu canal na plataforma de vídeos. Os resultados foram incríveis.
Vamos entender como se deu este processo criativo e a influência dos filmes de Akira Kurosawa, um dos cineastas japoneses mais importantes de todos os tempos, na produção idealizada por George Lucas.
Como seria ‘Star Wars’ no Japão?
Material postado pelo youtuber em seu canal – Vídeo: YouTube/Reprodução
Como foi dito antes, a simulação só foi possível graças a ajuda de uma IA. Mas engana-se quem pensa que houve apenas uma troca de cenários superficial.
Toda a obra sofreu uma imersão profunda na cultura nipônica, de modo a trazer diversos elementos históricos aos personagens tão queridos pelo público.
Podemos ver desde trajes até os traços raciais dos protagonistas completamente reinventados, como se Luke Skywalker e companhia realmente tivessem sido pensados para viver suas aventuras em terras japonesas.
Entretanto, apesar do vídeo idealizado por demonflyingfox ser uma criação única, todo o cânone original de ‘Star Wars’ possui uma certa influência da cultura japonesa.
O criador da saga, George Lucas, se inspirou muito no trabalho de um dos maiores mestres do cinema japonês, Akira Kurosawa, para construir suas narrativas épicas e visuais deslumbrantes.
Assim, filmes como ‘The Hidden Fortress’ (A Fortaleza Escondida) emprestaram diversos elementos de narrativa para que o norte-americano criasse a própria história com sucesso.
Afinal, não é por acaso que os Cavaleiros Jedis se assemelham tanto com os antigos guerreiros samurais.
Ao inserir o elenco do filme nos tempos do Japão, o youtuber não apenas criou algo novo, mas destacou a universalidade de histórias épicas, mostrando que o cinema é capaz de transcender barreiras culturais e fronteiras físicas.