'Batman': veja por que Michael Keaton deixou o personagem
Michael Keaton deixou a franquia 'Batman' nos anos 90 após fazer o papel em dois filmes.
Quem cresceu nos anos 80 e 90 certamente se lembra de Michael Keaton como o icônico Batman nas telonas.
Ele brilhou nos filmes ‘Batman’ e ‘Batman: o Retorno’, dirigidos por Tim Burton, antes de se despedir do papel na continuação de Joel Schumacher em 1995, ‘Batman Eternamente’.
Bastidores da saída de Michael Keaton de ‘Batman’
Na época, parecia que os dias de Keaton como o Homem-Morcego estavam no fim. No entanto, foi confirmado que o astro retornaria como Batman para ‘Batgirl’ e ‘The Flash’ do DCEU.
Mas por que Keaton se afastou do terceiro filme do Batman na década de 90, e por que ele está retornando agora?
A saída de Keaton não foi fácil. Tudo começou depois que a Warner Bros. sentiu que ‘Batman: o Retorno’ era muito sombrio para os espectadores mais jovens e pressionou por um terceiro filme mais leve, liderado por outro diretor.
Joel Schumacher substituiu Tim Burton, que permaneceu como produtor do filme, e Keaton tentou permanecer no projeto, mas o astro acabou desistindo.
A Warner Bros. não estava disposta a abrir mão de Keaton. O estúdio até ofereceu uma contraoferta de US$ 15 milhões para mantê-lo a bordo.
Porém, não foi o dinheiro que levou Keaton a se afastar de Bruce Wayne. Ele simplesmente não gostou para onde o novo roteiro, na visão de Schumacher, levava o herói.
Michael Keaton como Batman – Imagem: Warner Bros./Reprodução
O Batman de Keaton é sombrio, melancólico e profundamente sério. Ele inspira medo em seus inimigos, mas não é rude.
E embora Wayne possa parecer atormentado quando está sozinho em casa, ele está sempre ansioso para entrar em ação e salvar Gotham de seus maiores inimigos.
Isso contrasta nitidamente com ‘Batman Eternamente’, que queria levar os filmes de volta às raízes e ao tom mais leve do personagem nos quadrinhos, diminuindo a abordagem mais sombria de Keaton.
O ator estava profundamente investido na representação da personalidade e comportamento de Bruce Wayne, e teve dificuldades com a abordagem mais caricata do roteiro sob a direção de Schumacher.
Contudo, Keaton deve ter superado seus dilemas, já que decidiu retornar como um Batman mais velho em ‘The Flash’ e ‘Batgirl’, filmes deste ano.
Ele creditou o roteiro do primeiro, argumentando que a escrita era forte o suficiente para fazê-lo retornar e que ele “apenas pulou e se divertiu”.