Qual é o navegador web mais utilizado do mundo?
Ao redor de todo o planeta, um navegador web específico é o preferido dos usuários. Sabe qual é ele?
Navegar na internet se tornou uma atividade cotidiana para a maioria das pessoas, e a escolha do navegador pode influenciar significativamente nossa experiência online.
Com uma variedade de opções disponíveis, desde gigantes consolidados até navegadores mais especializados, é interessante explorar quais conquistaram a preferência dos usuários globais.
A seguir, você descobre qual navegador é o mais utilizado em computadores e dispositivos móveis em todo o mundo.
Navegadores de internet mais usados
Até novembro de 2023, o Chrome da Google é o principal navegador de internet do mundo, com uma participação de 62,85%.
Em outras palavras, mais de seis em cada dez pessoas usam o Chrome para navegar na internet.
Navegador web mais utilizado do mundo – Imagem: Canva Pro/Reprodução
O Safari da Apple está em segundo lugar, com 20,04%, 42,81 pontos percentuais atrás.
Juntos, as parcelas do Chrome e do Safari somam 82,89%, o que significa que mais de quatro em cada cinco usuários de internet em todo o mundo usam o Chrome ou o Safari como seu navegador padrão.
O Microsoft Edge e o Firefox da Mozilla são os dois navegadores da web mais usados, com participações de mercado de 5,5% e 3,23%, respectivamente.
Opera e Samsung Internet completam os seis principais navegadores da web do mundo, com participações de mercado de 3,17% e 2,44%, respectivamente.
Por que a popularidade do navegador importa?
Cada navegador exibirá um site (texto e imagens) de modo um pouco diferente; logo, é importante saber qual priorizar durante os testes de compatibilidade entre navegadores para garantir uma experiência do usuário consistente.
Para os usuários, a popularidade revela o que as pessoas valorizam mais: velocidade, integração com outros serviços, privacidade e muito mais.
É claro que a participação de mercado está em constante mudança e não podemos aprender muito apenas olhando para um ano de dados.
Também é importante acompanhar as mudanças na participação de mercado dos navegadores ao longo do tempo para entender o comportamento do usuário, tendências e preferências neste mercado competitivo.