Nintendo lidera o mercado japonês de games por quase duas décadas
Nintendo Switch conquista mais uma vez o topo em vendas no cenário de jogos eletrônicos do Japão. A empresa se mantém nessa posição há quase 20 anos.
Em um cenário de constante evolução no mundo dos videogames, a Nintendo continua a escrever sua história de sucesso no Japão.
Pelo 19º ano consecutivo, a gigante dos jogos manteve sua dominância nas vendas de hardware e software, conforme revelado pelo relatório anual da Famitsu.
Nintendo está no topo vendas no Japão por 19 anos seguidos
A marca lidera o mercado de games japonês desde 2005 – Imagem: Nintendo/Reprodução
A Nintendo, uma das empresas mais tradicionais no universo dos jogos eletrônicos, está prestes a celebrar duas décadas no topo do mercado japonês.
Desde 2005, a marca não dá espaço para a concorrência, mantendo-se como líder incontestável nas vendas de jogos físicos no país.
O último relatório da Famitsu mostra que a Nintendo alcançou novamente a proeza de ter todos os dez jogos mais vendidos, pertencentes ao Nintendo Switch, em 2023 no Japão.
Esse domínio absoluto não é algo novo, a última vez que a marca perdeu essa posição foi em 2004, quando o PlayStation 2 reinava com oito dos dez títulos mais vendidos.
O cenário de hardware segue o mesmo tom, com o Switch mantendo a liderança no país.
Exceto por um breve período em que o PSP conseguiu se destacar, plataformas como DS, 3DS e, mais recentemente, o Switch, têm sido a preferência esmagadora dos consumidores japoneses.
Números da Nintendo impressionam
A empresa emplacou o console mais vendido no Japão em 2023 – Imagem: Nintendo/Reprodução
O sucesso do Nintendo Switch é evidente nos números de vendas. Em 2023, foram compradas mais de 4 milhões de unidades no Japão, totalizando quase 32 milhões desde o lançamento em 2017.
Esse desempenho robusto ocorre mesmo com o console se aproximando dos sete anos. Comparando com a concorrência, o PlayStation 5 (PS5) da Sony ficou em segundo lugar, com 2,6 milhões de unidades vendidas em 2023.
Um aumento notável de 124% em relação ao ano anterior, refletindo mais disponibilidade após os desafios de fornecimento relacionados à Covid-19. Porém, ainda ficou atrás do Switch.
O Xbox Series X|S, da Microsoft, teve um desempenho inferior, vendendo pouco mais de 141 mil unidades em 2023, o que representa uma queda de 47% em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, o PS4 viu um aumento surpreendente de 221%, com vendas superando 73 mil unidades em 2023.
Apesar do sucesso contínuo do Switch, as atenções começam a se voltar para o futuro. Rumores indicam que a Nintendo pode estar se preparando para revelar o sucessor desse console em setembro deste ano, com lançamento previsto para as festividades do fim de 2024.