Junji Ito apresenta influência brasileira em suas criações
A bossa nova, especialmente 'Garota de Ipanema', inspira Junji Ito, mestre do mangá de horror, e pode ainda impactar futuras narrativas em suas obras.
A Comic Con Experience 2023 foi palco de um momento singular com a presença de Junji Ito, reconhecido mestre do mangá de horror.
Com uma obra vasta, refletida em mais de 20 títulos disponíveis no Brasil, a maioria pela editora Pipoca & Nanquim, Ito é uma figura de destaque no cenário cultural.
Como a bossa nova pode influenciar Junji Ito?
Na CCXP, o mangaká foi perguntado sobre sua apreciação pela bossa nova, especificamente a música ‘Garota de Ipanema’ de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Foi questionado como isso poderia influenciar uma nova história envolvendo Tomie, uma das personagens mais destacadas de Ito.
Junji Ito, um dos mangakás mais proeminentes do horror japonês – Imagem: Crunchyroll/Reprodução
A resposta do artista expressou profundo apreço pela canção e as várias interpretações delas recebidas ao redor do mundo, mencionando especificamente João Gilberto.
O artista refletiu sobre a identidade dessa mulher enigmática, a ‘Garota de Ipanema’, percebendo-a como um ideal feminino.
Entretanto, ao compará-la com Tomie, Ito observou que, apesar de Tomie parecer ideal à primeira vista, ela se distingue significativamente desse ideal.
Ito aventurou-se na hipótese de um encontro entre Tomie e a Garota de Ipanema, imaginando uma possível “transformação ou mudança química”. Tal interação poderia gerar uma nova narrativa, uma ideia que ele considerou explorar.
Tomie é uma personagem de mangá criada por Junji Ito, conhecida por ser a protagonista da série homônima.
Lançada originalmente em 1987 na revista Monthly Halloween, a história de Tomie estendeu-se até 2000 e foi compilada em volumes pela editora Asahi Sonorama. No Brasil, esses volumes foram publicados pela editora Pipoca & Nanquim em 2021.