É possível instalar no celular com Android 13 uma máquina virtual com Windows 11
Finalmente, temos a versão preliminar do Android 13
Há alguns dias, foi lançado uma versão preliminar do sistema operacional do Android 13. Ainda que, nesse momento, o acesso a versão seja limitado a alguns celulares específicos, de qualquer forma, já notamos algumas novidades nessa versão.
Leia mais: WhatsApp para Android não terá mais backups ilimitados no Google Drive
O sistema possui uma grande capacidade de ser executado em máquinas virtuais, sem dificuldades e de uma forma muito poderosa. Um dos técnicos responsáveis mostrou que pode ser executado o Windows 11 ARM em uma máquina virtual com Pixel 6.
Windows pode funcionar em dispositivos móveis
Levando em consideração que a Microsoft jamais conseguiu competir e elevar seus aparelhos móveis a mais alta prateleira do mercado Windows Phone e Windows 10 Mobile, ou até a sua ideia dos Aplicativos Universais do Windows (UWP), essa notícia tem uma grande relevância para o mercado de tecnologia.
Entretanto, Danny Lin, um desenvolvedorr de aplicativos Android, demonstrou como conseguiu executar o Windows 11 Arm em seu Google Pixel 6. O seu smartphone já estava com sua atualização compatível ao novo sistema operacional do Google, Android 13 DP1 (Developer Preview 1).
Lin demonstrou como o Windows 11 era ‘’realmente utilizável’’, ainda que a aceleração do hardware não fosse suportada e, então, os gráficos ficaram limitados.
E, ainda assim, a máquina, que teve sua criação por meio do popular QEMU, era surpreendentemente fluida. Outro ponto interessante foi as capturas em modo paisagem, pois demonstraram uma interface que não tinha muito a invejar a de um notebook ou PC convencional.
A execução do sistema operacional Windows 11 ARM no Pixel 6 foi demonstrada a partir da criação do suporte de criação, que também possibilita criar e executar máquinas virtuais com inúmeras distribuições Linux.
É importante ficar atento ao desenvolvimento desse recurso, pois apresenta possíveis cenários interessantes como fazer a conexão de um celular ao monitor, teclado e mouse ou, até mesmo, fazer a utilização do Windows 11 ARM ou um Linux com o celular conectado à máquina.