Por que a Netflix cancelou '1899'? Relatório da gigante dos streamings revela motivo
Série alemã, dos mesmos criadores de ‘Dark’, estreou em 2022 e teve apenas uma temporada.
Entre os muitos programas cancelados pela Netflix, um destaque é a série de ficção científica ‘1899’, que, infelizmente, não conseguiu ir além de uma temporada.
A expectativa em torno dessa produção era alta, especialmente por vir dos criadores do sucesso ‘Dark’, Jantje Friese e Baran bo Odar. Porém, o recente relatório de engajamento da Netflix lançou luz sobre os motivos da não continuação.
‘1899’: Netflix revela as razões do cancelamento
Historicamente, a Netflix construiu sua reputação como uma plataforma que valoriza tanto a qualidade quanto a quantidade, e isso levou ao cancelamento de títulos que não atingiram expectativas em termos de sucesso.
Até o ano passado, a empresa não divulgava publicamente detalhes sobre a audiência de seus programas, mas uma mudança significativa ocorreu em 2023, com o lançamento do primeiro relatório de dados, intitulado ‘What We Watched: A Netflix Engagement Report’.
O documento, que cobre o período de janeiro a junho de 2023 e analisa mais de 18 mil obras, revelou que ‘1899’ não conseguiu atrair um número significativo de visualizações.
Estreada em 17 de novembro de 2022, a série conseguiu acumular 51,8 milhões de horas de visualização durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com dados da Netflix.
Protagonistas de ‘1899’ – Imagem: Netflix/Reprodução
Em comparação, ‘Dark’ atingiu 49 milhões de horas em suas três temporadas no mesmo período, ou seja, três anos após seu término em 2020.
Embora seja injusto comparar diretamente ‘1899’ com ‘Dark’, dada a diferença de tempo para reunir espectadores, a Netflix fornece uma perspectiva mais clara quando comparada a outro sucesso lançado na mesma época.
‘Wandinha’, um spin-off da Família Addams, estreou poucos dias depois de ‘1899’ e conquistou um sucesso estrondoso. Nos meses seguintes, a série foi assistida por 507,7 milhões de horas, posicionando-se entre os cinco programas mais vistos de 2023 — quase dez vezes mais do que ‘1899’.