Por que protagonista de ‘GTA 3’ não fala? A resposta pode não agradar
O motivo por trás do silêncio do protagonista do icônico ‘GTA 3' pode decepcionar alguns fãs.
Enquanto muitos estão ansiosos pelo lançamento do ‘GTA 6’, decidimos voltar um pouco no tempo e relembrar os jogos clássicos da série.
Em ‘Grand Theft Auto 3’, o protagonista Claude nunca disse se quer uma palavra, ele sempre permaneceu em silêncio, mesmo diante do caos que existia ao seu redor.
O fato despertou a curiosidade dos fãs sobre o motivo de sua falta de falas, e, agora, mais de vinte anos depois, finalmente essa questão foi esclarecida.
Protagonista sem voz
Se você esperava uma polêmica ou um motivo muito mirabolante por trás disso, provavelmente vai se decepcionar. Na verdade, não existe nenhuma explicação elaborada, o motivo é tão simples.
Em um post em seu blog pessoal, Obbe Vermeij, um designer que trabalhou na Rockstar North de 1995 a 2009, revelou os segredos por trás dos quatro primeiros jogos da série e desmentiu rumores e especulações.
Claude, o personagem sem falas de ‘GTA 3’ – Imagem: Rockstar Games/Reprodução
Devido à reação negativa de ex-colegas da empresa, o desenvolvedor teve que retirar o blog do ar em novembro deste ano, mas ainda é ativo em sua conta no X (antigo Twitter).
Quando questionado por um jogador sobre por que Claude permanece em silêncio durante toda a aventura, enquanto os outros falam normalmente, Vermeij revelou a resposta.
O salto que a série deu em dois anos foi enorme, então a Rockstar trabalhava no limite de suas capacidades. Assim, o fato de Claude não falar é simplesmente porque “o departamento de áudio estava ocupado”.
Tradução do twitte: “Por que esse cara nunca falava?”
Tradução do twitte: “Pelo menos parte disso foi porque tivemos que cortar custos. O departamento de áudio já estava ocupado”.
Meio decepcionante, mas é isso mesmo. Não há razão filosófica ou explicação complexa que possa gerar múltiplas teorias.
Segundo o ex-designer, a equipe da Rockstar North teve que reduzir gastos e acelerar o tempo de produção para lançar o jogo em 2001, e por isso a ideia de incluir um dublador para Claude foi descartada.