Estes doces de Willy Wonka já existem na vida real e você pode prová-los
Guloseimas icônicas da fábrica de Willy Wonka, como balões de açúcar e papel de parede lambível, ganharam vida através de chefs e pesquisadores para encantar e mesclar ficção e realidade.
Desde a primeira publicação de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate‘, de Roald Dahl, a imaginação de crianças e adultos foi cativada pelos doces extravagantes e mágicos criados por Willy Wonka.
Embora a fábrica de chocolate de Wonka permaneça um mundo fictício encantador, surpreendentemente, alguns dos doces descritos nos livros e retratados nos filmes ganharam vida no mundo real.
Escolha seu doce dos sonhos do universo de Wonka
TV de chocolate
Wonka inventou o ‘chocolate televisivo’, uma criação que utiliza câmeras de televisão para transmitir uma enorme barra de chocolate de uma extremidade da sala para uma tela de TV na outra, permitindo que se retire uma barra Wonka comestível.
Embora a tecnologia ainda não permita retirar a comida da tela, pesquisadores japoneses da Universidade Meiji desenvolveram o Taste the TV (TTTV), um dispositivo que possibilita provar o que está sendo exibido.
Este aparelho possui um carrossel com 10 latas de sabores, que são pulverizadas em um rolo de filme higiênico colocado sobre a tela, oferecendo a experiência de saborear combinações de sabores como chocolate ao leite ou pizza.
Papel de parede de lamber
Na fábrica de Willy Wonka, as crianças têm o prazer de experimentar o papel de parede lambível, uma delícia inicialmente fantástica.
De acordo com o professor Alan Chalmers, da Universidade de Reading, criar essa iguaria é simples, bastando incorporar produtos químicos seguros para alimentos com os sabores desejados no papel.
Embora não seja um doce, o chef Heston Blumenthal recriou essa experiência na vida real em seu programa de TV ‘Heston’s Feasts’ em 2010.
Ele usou técnicas para extrair os sabores de um coquetel de camarão e os transformou em uma massa aplicável na parede, convidando seus convidados a lamber as formas coloridas para saborear os gostos distintos.
Cachoeira de chocolate
Uma das imagens mais icônicas da fábrica de Wonka é a cachoeira de chocolate. Em 2012, o parque temático Alton Towers, na Inglaterra, criou uma réplica desta cachoeira, contendo quatro toneladas e com 70 mil litros de chocolate fluindo a cada hora.
No entanto, embora impressionantes, essas cascatas de chocolate não seriam práticas em uma fábrica real, já que o chocolate precisa da adição de gorduras para fluir suavemente em temperaturas mais baixas.
Imagem: Reprodução
Chiclete com vários sabores
O professor Dave Hart, do Norwich Institute of Food Research, propõe a realização dessa ideia utilizando nanotecnologia.
Ele sugere criar nanocápsulas de sabor que se liberariam em momentos distintos: a cápsula de sopa de tomate se desfaria ao entrar em contato com a saliva, seguida pelo rosbife e pela torta de mirtilo em estruturas mais fortes, proporcionando uma explosão sequencial de sabores conforme a mastigação aumenta.
Embora não esteja disponível atualmente, essa tecnologia poderia permitir que as crianças do futuro desfrutassem de chicletes com três sabores diferentes.
Balões feitos de açúcar
Os balões de açúcar inspirados nos de Wonka agora são uma realidade. Feitos de uma massa de açúcar moldável, esses balões podem ser soprados em diferentes formas e são revestidos com camadas de chocolate ou outros sabores.
Em 2014, o requintado restaurante Alinea incluiu-os em seu menu de degustação por US$ 210 (R$ 1.037), sendo totalmente comestíveis, até mesmo o barbante feito de maçã verde desidratada.
Desde então, essas guloseimas migraram dos menus de restaurantes sofisticados para se tornarem populares em festas e eventos.