Impacto tributário nas plataformas de streaming: como a reforma afeta seu bolso?
Mudanças na legislação tributária podem influenciar preços e hábitos de consumo nas plataformas de streaming. Entenda como isso pode impactar você!
Quando as plataformas de streaming chegaram no Brasil, muitos duvidaram de seu sucesso. Afinal, quem iria pagar por conteúdo quando a internet oferece acesso gratuito?
Porém, a realidade mudou drasticamente, e hoje tais serviços são parte da vida da maioria das pessoas. Agora, com a aprovação da reforma tributária, o ramo de streaming está prestes a enfrentar transformações.
Como a reforma tributária vai impactar os streamings no Brasil?
Serviços de streaming podem ficar mais caros após a reforma tributária – Imagem: Oficina da Net/Reprodução
Os serviços de streaming se tornaram a nova televisão para muitos, ao proporcionarem comodidade e escolha personalizada de conteúdo.
Hoje, a Netflix lidera com o serviço mais caro, R$ 55,90, assim oferece qualidade 4K HDR e permite downloads em até seis dispositivos.
Por outro lado, o Amazon Prime Video possui a mensalidade mais acessível, R$ 14,90, com benefícios de compras em seu site.
Recentemente, a reforma tributária foi aprovada e abriu caminho para ajustes em vários setores, inclusive o de streaming.
Com essas mudanças, é esperado um aumento na carga tributária sobre as tais plataformas, o que vai impactar os consumidores. A Folha de São Paulo reuniu possíveis alterações que as plataformas de streaming enfrentarão com as alterações.
O que esperar da reforma?
Apesar da aprovação da proposta, o efeito exato nos streamings ainda é incerto. Estudos apontam que os preços terão aumento de 10% para serviços não contemplados pela alíquota reduzida.
Esse percentual está vinculado a diversos fatores, inclusive a implementação efetiva das novas alíquotas em 2023.
Além disso, será considerado o valor recuperado dos tributos sobre os gastos das empresas de streaming, como compra de conteúdo, tradução e marketing.
Em contrapartida, há a possibilidade de um alívio para os consumidores, já que o aumento nos streamings pode ser recuperado pela redução nos preços de telecomunicações, como a internet, entre 10% e 20%.
O consumidor vai continuar com o streaming?
Mesmo com possíveis acréscimos nos preços, as pessoas continuam migrando para as plataformas de streaming.
Segundo um estudo da Opinion Box, 69% dos consumidores abandonaram a televisão aberta em favor do conteúdo oferecido nas plataformas de streaming.
Tal mudança de comportamento é impulsionada pela conveniência de escolher o conteúdo desejado, disponível a qualquer momento e de qualquer lugar.
Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e Globoplay conquistaram a preferência dos brasileiros, com 64%, 34%, 20% e 19%, respectivamente.
Apesar do acesso facilitado proporcionado por esse serviço, nem todos podem arcar com seus custos, isso leva a um aumento do consumo de pirataria online.
No Brasil, 35% das casas consumiram conteúdo pirata no último quadrimestre de 2020. Com essa taxa, o país ficou atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia nesse quesito.