O Rei Leão: qual é o significado da música ‘Ciclo Sem Fim’?
Até os dias de hoje, a trilha sonora do filme é lembrada por muitos com extremo carinho e nostalgia.
O filme do Rei Leão é uma lembrança calorosa na memória de muitas pessoas que nasceram no começo dos anos 90. Afinal, quem não se lembra da famosa fita VHS verde, que se diferenciava tanto das outras, comumente pretas?
A obra dos estúdios Disney encantou e ainda encanta gerações, e sua trilha sonora é um espetáculo à parte, auxiliando a dar mais profundidade à trama.
Contudo, muitas pessoas sequer desconfiam do significado das primeiras palavras da icônica música de início, chamada ‘Ciclo Sem Fim’, uma das faixas mais clássicas da animação.
Basicamente, a canção fala sobre a jornada da vida de todos os seres vivos que habitam a Terra.
De todo modo, não importa se é predador ou presa, qualquer animal nasce, cresce, se reproduz e morre.
Ou seja, está preso ao ciclo ao qual a canção se refere.
Uma composição repleta de significado
Simba, já crescido, e sua amiga Nala – Imagem: Disney/Reprodução
Quando a música se inicia, podemos ouvir os seguintes versos: ‘Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama / Nants ingonyama bagithi baba / Sithi uhhmm ingonyama / Ingonyama / Siyo Nqoba / Ingonyama / Ingonyama nengw’ enamabala‘.
A versão traduzida para o nosso idioma foi escrita por Lebo M, tendo por base a sinopse do desenho. Seu significado é semelhante a:
“Aqui vem o leão que será rei, pai. Sim, é um leão. Um leão. Vamos conquistar. Um leão e um leopardo vêm para este lugar aberto.”
Em um documentário que traz mais detalhes e curiosidades sobre a produção, é explicado que o trecho possuía a finalidade de mostrar aos espectadores que estavam em plena savana africana, e não mais em suas casas.
“Este filme foi traduzido para 32 línguas diferentes, mas não importa em qual delas você assista, é Lebo quem começa com o canto em zulu, enquanto o sol nasce. Isto ficou como um marco da qualidade africana do filme”, ressalta Thomas Schumacher, produtor-executivo.
Tanto significado conferiu ao Rei Leão o status de uma das animações de maior sucesso criadas pela Disney, cujo lançamento ocorreu oficialmente em 1994.
O enredo incorpora elementos shakespearianos, como na história do príncipe dinamarquês Hamlet, por exemplo.
O protagonista da história é o pequeno leão Simba, um filhote cujo destino é suceder seu pai, o rei Mufasa, como governante das Terras do Reino, nome dado à savana e seus territórios circundantes que são todos controlados pelos grandes felinos.
O irmão do monarca, o astuto Scar, consegue manipular o sobrinho para que ele se coloque em perigo, obrigando o pai a arriscar sua vida para salvá-lo.
Neste momento, o cruel vilão se aproveita para eliminar o irmão e responsabilizar Simba, que foge por causa da culpa.
O leãozinho teria morrido se não fosse adotado por uma inusitada dupla: o javali Pumba e o suricato Timão, que o criam como se fosse um filho.
Apesar de levar uma vida boa com seus tutores, o destino voltaria a confrontar o príncipe, obrigando-o a fazer uma séria escolha.
A narrativa também aborda redenção, valorização da família, autodescoberta e, acima de tudo, assumir responsabilidades, temas comumente explorados nos desenhos da época, especialmente nas produções dos estúdios Disney.