Felicidade no trabalho? Confira as profissões em que as pessoas mais são felizes!
O segredo da felicidade profissional é um caminho em constante transformação. Veja as carreiras que têm oferecido maior satisfação e alegria!
Nos últimos anos, a busca pela satisfação profissional e pessoal tem sido um desafio crescente. Em meio a uma queda de 6% na felicidade no trabalho desde o auge da pandemia, uma pesquisa recente apontou uma luz no fim do túnel. Confira mais a seguir!
As profissões mais felizes, segundo estudo
Algumas carreiras são muito satisfatórias – Imagem: Getty Images Signature/CanvaPro/Reprodução
A empresa BambooHR realizou um estudo abrangente e analisou dados de 1.600 companhias para identificar os setores em que os profissionais estão mais felizes.
A pesquisa se baseou no employee Net Promoter Score (eNPS ), uma ferramenta que mede a lealdade dos colaboradores. E o resultado revelou os campos nos quais a satisfação é mais evidente. Confira a seguir!
Finanças
Abrange um leque diversificado de oportunidades, desde analistas financeiros até consultores e gestores de investimentos.
Profissionais desse setor lidam com análise de dados, estratégias de investimento e planejamento financeiro, ao desempenharem um papel crucial na saúde econômica de empresas e indivíduos. Eles se destacaram em janeiro de 2020 e mantêm uma boa média de satisfação.
Viagens e hospitalidade
Uma área dinâmica que engloba desde hotéis e resorts até companhias aéreas, agências de viagens e eventos. Apesar das dificuldades, esse setor alcançou um alto nível de satisfação em abril de 2020.
Saúde
Profissionais da saúde dedicam suas vidas a cuidar, tratar e promover o bem-estar físico e mental das pessoas. Profissionais da área médica tiveram altos índices de felicidade em maio de 2020.
Construção
É fundamental para moldar o mundo que nos cerca, desde edifícios residenciais até grandes infraestruturas.
Surpreendentemente, o setor lidera como o mais feliz, ao manter uma estabilidade notável. Mesmo com altos e baixos nos últimos anos, os profissionais da construção permaneceram com uma satisfação consistente e atingiram picos durante crises, como em 2020.
Terceiro setor
A atuação no terceiro setor engloba organizações não governamentais (ONGs), associações sem fins lucrativos e projetos sociais que buscam promover impacto positivo na sociedade.
ONGs dedicadas a causas sociais mostraram um elevado índice de felicidade em abril de 2020.
Tecnologia
Profissionais desse setor estão na vanguarda da inovação, criam soluções para desafios complexos e impulsionam o avanço tecnológico.
Especialmente os desenvolvedores de software, trabalhadores do ramo mostraram um alto nível de satisfação desde agosto de 2020.
Educação
Fundamental para o desenvolvimento humano e social, são contemplados desde professores de escolas primárias até instrutores universitários e educadores especializados. Professores universitários se destacaram, ao alcançarem seu pico em março de 2021.
Restaurantes e alimentação
São os responsáveis por gerar experiências gastronômicas memoráveis, ao oferecer sabor, qualidade e serviço excepcional aos clientes. Janeiro de 2020 foi o ápice para os profissionais da área.