Feng Shui: 6 objetos não recomendados para ter em casa
Para a filosofia oriental, estes objetos travam a prosperidade e, por isso, é melhor não tê-los em seu lar.
O Feng Shui, oriundo da China, é uma abordagem que enfatiza a organização equilibrada dos ambientes para impactar positivamente quem os utiliza.
Segundo o portal La Nación, na prática do Feng Shui, é recomendado examinar a casa em busca de itens que possam afetar as vibrações ligadas à prosperidade e à felicidade.
Para isso, foram identificados seis objetos que conseguem atrair energias negativas e, por isso, devem ser removidos do local. Entenda!
Espelhos em má condição devem ser evitados – Foto: Canva PRO/Reprodução
1. Cacto
No Feng Shui, as plantas geralmente são vistas como geradoras de energia positiva, mas quando se trata de cactos, a perspectiva muda.
Os seus espinhos são considerados fontes de vibrações negativas, associadas à má sorte e a problemas financeiros.
Por essa razão, de acordo com a filosofia chinesa, é indicado manter plantas espinhosas fora de casa ou, no máximo, próximas a portas e janelas para liberar a energia acumulada.
2. Objetos estragados
O Feng Shui é bem específico: manter objetos deteriorados em casa é visto como um convite para a má sorte. Isso abrange desde louças, talheres e enfeites até móveis.
Segundo tal crença ancestral, itens danificados perdem sua essência e a energia que possuíam. Por isso, aconselha-se descartá-los, já que, por um lado, não têm mais utilidade, e, por outro, pela importância da renovação.
3. Itens cortantes
No Feng Shui, mesmo que uma espada decorativa seja desencorajada, uma casa geralmente requer facas e tesouras para atividades básicas, como cozinhar.
Embora objetos cortantes sejam considerados portadores de energia negativa e possam criar conflitos e tensões no ambiente, o Feng Shui reconhece sua utilidade diária. A sugestão é armazená-los de maneira organizada e segura para evitar sua exposição.
4. Relógios
É indicado que os relógios estejam sempre em funcionamento e ajustados corretamente. Um relógio parado pode atrair energias negativas ao ambiente, que se acumulam e causam estagnação no lar.
5. Imagens violentas
O Feng Shui recomenda a remoção de pôsteres, quadros ou fotos que exibem imagens violentas ou tristes nas casas.
Isso se deve ao impacto significativo que tais imagens podem ter no estado de espírito dos moradores, o que gera uma tensão constante e atrai energias negativas.
6. Espelho deteriorado
Ter um espelho em mau estado, com manchas, rachaduras ou distorções no reflexo, é motivo para se livrar desse elemento decorativo. As imperfeições não apenas trazem e retêm energias negativas, mas também as geram.
Segundo o Feng Shui, evitar espelhos no quarto é aconselhado, pois eles podem absorver a energia positiva durante o sono, e isso afeta a qualidade do descanso.
Para quem tem esses objetos em casa, especialistas sugerem mantê-los limpos e brilhantes regularmente, especialmente às segundas-feiras, para promover equilíbrio e prosperidade.