Nem todos sabem, mas existe um dia certo para montar árvore de Natal
Algumas práticas religiosas estabelecem datas específicas tanto para instalação como remoção das decorações de Natal. Entenda essas tradições.
Com a chegada de dezembro, casas, prédios e estabelecimentos comerciais transformam-se em um espetáculo de luzes, guirlandas, presépios, bonecos de neve, Papais Noéis e, claro, as clássicas árvores de Natal.
Isso porque as assustadoras decorações de Halloween, como teias de aranha sintéticas, abóboras esculpidas e bruxas com sensores de movimento dão lugar aos encantadores enfeites natalinos.
Os pinheiros artificiais, enfeitados com bolas, laços, guizos, luzes e a estrela no topo, tornam-se a peça central da decoração natalina.
Em uma tradição já cristalizada, esses momentos se tornam um ritual anual nos quais as pessoas retiram os enfeites do armário e os distribuem por galhos a fim de dar um toque festivo ao ambiente.
Mas existe um dia certo para montar a árvore de Natal?
Montando a árvore de Natal – Imagem: Shutterstock/Reprodução
O cristianismo desempenha um papel crucial no Natal, uma vez que a celebração comemora o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro.
Embora muitos hoje celebrem a data independentemente de suas crenças religiosas, a questão de quando montar a árvore de Natal está ligada às raízes cristãs da comemoração.
De acordo com a revista Casa Vogue, as crenças cristãs sugerem que a árvore deve ser montada no 1º domingo do Advento, marcando o início de um novo ciclo litúrgico.
O Advento abrange as quatro semanas anteriores ao dia em que a Virgem Maria deu à luz. Em 2023, o 1º domingo do Advento caiu em 3 de dezembro.
Quanto à desmontagem da decoração, existe uma data específica que permanece constante todos os anos: 6 de janeiro, conhecido como o ‘Dia dos Reis’.
Esse dia, baseado na narrativa bíblica, representa a chegada dos três reis magos ao estábulo para presentear Jesus.
As práticas culturais podem divergir de uma nação para outra. Nos Estados Unidos, muitas famílias decoram suas árvores no feriado de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira de novembro.
Já em Portugal, as decorações geralmente ocorrem no dia 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição.