Seu cachorro está chateado com você? Saiba se os cães guardam rancor!

A saúde mental dos nossos animais é tão importante quanto a física. Observar e entender os sinais que eles nos enviam é crucial!

Seu amigo de quatro patas tem agido de forma estranha ultimamente? Muitos donos de cães questionam se os animais podem guardar rancor. Será?

Entender os sinais de desconforto do pet pode ser fundamental para melhorar o humor e a saúde mental do seu companheiro canino.

Será que os cachorros guardam rancor?

Imagem: Getty Images/CanvaPro/Reprodução

Um estudo recente publicado na revista Scientific Reports em setembro de 2021 sugere que os cães conseguem discernir entre ações intencionais e não intencionais.

No entanto, será que isso se traduz em um sentimento verdadeiro de rancor?

Conforme Sally Grottini, especialista em comportamento canino, o que acontece é que na verdade seu cão apenas interpretou algo com uma associação negativa.

Desse modo, ele não percebe o rancor da mesma forma que os humanos.

À medida que os cachorros vão crescendo ao nosso lado, entendem nossas reações e as ligam a comportamentos passados ou presentes. Não é interessante?

Ou seja, se o tutor demonstrar um sentimento negativo, o animal provavelmente vai notar que aquela ação não foi legal e associar ao momento específico em que aconteceu!

Dessa maneira, embora tenham sentimentos, os cães vivem principalmente no presente.

Isso significa que eles podem associar emoções às pessoas, lugares ou palavras, mas estão mais focados no que acontece agora.

Para identificar se seu cão está chateado, é necessário observar alguns comportamentos que podem ser interpretados erroneamente como raiva, mas, na verdade, são modos de preservar-se ou satisfazer necessidades.

Comportamentos que podem indicar chateação do seu cachorro

Veja alguns sinais e fique atento!

Não ir atrás de você

Se quando você chega, ele sai de perto ou não te persegue, esse pode ser um forte indício.

Além disso, o fato de não conseguir olhar nos seus olhos também é algo para manter-se atento.

Não comer direito

A falta de apetite é um sinal importante a ser observado sempre. Independentemente do motivo, seu cãozinho deve manter uma rotina de alimentação diária.

Demonstrar temor

Quando demonstra que não está confiando muito em alguma situação ou fica muito retraído, é possível que ele esteja chateado com algo ligado ao ambiente onde está.

Ser agressivo

Se o cachorro rosnar muito, ficar mais impaciente ou latindo de forma bruta, podem ser sinais para ficar de olho.

Os bocejos também devem ser percebidos, pois nem sempre são indicativos apenas de cansaço, podendo ser até mesmo estresse.

você pode gostar também