Já imaginou dublar personagens do videogame? Agora, isso é possível!
Tecnologia patenteada pela EA permite que jogadores usem a própria voz para dublar e criar diálogos para os personagens de videogame.
O trabalho de dublador é algo que requer versatilidade, pois é o tipo de coisa que interfere diretamente na identidade de quem é dublado. A novidade agora é que isso é possível de ser feito até com personagens do videogame.
A Electronic Arts (EA) patenteou uma tecnologia que possibilita que os próprios jogadores usem a voz para dublar personagens do game que eles estão jogando. A informação foi divulgada pelo site VeryAli Gaming.
Conforme a publicação, a patente se chama “Gerando fala na voz de um jogador de videogame” e foi registrada em 2020. A descoberta disso, no entanto, só foi feita no mês passado.
Como a dublagem funciona?
Tecnologia foi patenteada em 2020 pela EA, mas revelada somente no mês passado. – Foto: Reprodução
Na prática, a invenção funciona da seguinte forma: o sistema registra a voz do jogador e, em seguida, a reproduz, automaticamente, nos jogos.
Isso quer dizer que os gamers não precisam, necessariamente, selecionar qual voz eles desejam usar ao criar um personagem em um RPG, por exemplo. O protagonista do game já soaria com a voz dele, de maneira automática.
O registro da patente explica que, antes de desenvolver o sistema de dublagem em jogos, foram feitos testes com sistemas de conversão de texto, de forma que o jogo recebia o conteúdo escrito e um sintetizador era utilizado para transformar tudo em áudio.
A partir dessa combinação, chegou-se ao resultado que possibilita aos jogadores uma liberdade maior no game, pois agora é possível criar diálogos e brincar de um jeito diferente com os personagens.
Captura dos detalhes da voz
A tecnologia promete, por exemplo, capturar a voz do jogador, identificando até mesmo aspectos não verbais, como emoções, tom e ênfase na linguagem.
O processo é semelhante ao que é feito em softwares que geram voz por inteligência artificial.
Apesar de estar pronto e patenteado, ainda não está confirmado que a EA vai adotar o novo recurso já nos próximos lançamentos. De toda forma, já está claro o que a companhia planeja para o futuro.