Pesquisa revela qual é a banda que deixa as pessoas mais tristes
Análise também mostrou o grupo que desperta mais alegria nos fãs.
A música detém o poder de despertar alegria nas pessoas, mas nem sempre é assim. Isso porque, segundo um levantamento realizado pela Preply, a banda de pop-punk Panic! At the Disco lidera o ranking das músicas que mais causam tristeza entre os fãs ao redor do mundo.
Em seguida, encontram-se os grupos musicais Linkin Park e Metallica, ocupando, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.
De acordo com Sylvia Johnson, Diretora de Metodologia da Preply, essa tendência pode ser atribuída, em parte, ao poder das letras em evocar emoções de arrependimento, abordando momentos melancólicos que ressoam com uma ampla audiência e retratam um desfecho de vida que se encerra.
Na outra ponta, o músico britânico Ed Sheeran é apontado como o artista que mais traz alegria aos seus fãs. Em seguida, surge o grupo irlandês U2, ocupando o segundo lugar, e o conjunto sul-coreano BLACKPINK, na terceira posição.
De acordo com a análise da plataforma, uma das razões plausíveis para essa dinâmica é a vibração contagiosa presente na performance do trio, juntamente com o emprego de metáforas que facilitam a conexão dos fãs com momentos felizes e despreocupados da vida.
Foto: Canva PRO
Quais músicas deixam as pessoas mais tristes?
Segundo a pesquisa feita pela Preply, além de Panic! At The Disco, outras bandas também possuem músicas que deixam as pessoas tristes. Entre as principais, estão Linkin Park, em segundo lugar; e Metallica, em terceiro.
A lista segue com Nirvana, Britney Spears, Halsey e Madonna, ocupando, respectivamente, o quarto, quinto, sexto e sétimo lugares.
Por fim, o top dez é concluído com Lil Nas X em oitavo, SZA em nono, e Avicii, John Mayer e My Chemical Romance dividindo a décima posição.
O outro lado da moeda
Algumas bandas são responsáveis por trazer mais alegria às pessoas. O maior responsável pela felicidade alheia é Ed Sheeran. Após ele, vem o U2 e, em seguida, o BLACKPINK.
Continuando a lista, temos The Killers em quarto lugar e Beyoncé em quinto. Por fim, Selena Gomez, Harry Styles, BTS e Daft Punk ocupam, respectivamente, o sexto, sétimo, oitavo e nono lugar.
Encerram a lista Ariana Grande e Talking Heads, em décimo lugar cada.
Cientificamente comprovado
A música possui o poder de influenciar as emoções devido à sua capacidade de ativar áreas cerebrais ligadas ao prazer, memória e emoção.
Estudos, como os conduzidos por neurocientistas da McGill University, comprovam que a música ativa o sistema de recompensa cerebral, liberando neurotransmissores como a dopamina, que geram sensações de prazer e bem-estar.
Além disso, pesquisas da Universidade de Groningen mostram que diferentes estilos musicais podem induzir estados emocionais específicos, demonstrando como a música é uma ferramenta poderosa para modular e influenciar nossos sentimentos.