McDonald's altera posição de seu logo pela 1ª vez na história; saiba o motivo
Mudança dos icônicos arcos dourados da McDonald's ficaram de cabeça para baixo por um motivo nobre.
O icônico logotipo do McDonald’s, reconhecido em todo o mundo, não é apenas um símbolo de fast food, mas do capitalismo e da cultura ocidental para muitos.
Já para outros, os arcos dourados representam a garantia de um lanche durante um passeio com amigos ou familiares.
Desde sua concepção, em 1962, o logotipo da rede passou por variações, mas os famosos arcos dourados sempre se mantiveram presentes.
O que poucos sabem é que, em um movimento estratégico de marketing, essa famosa rede de fast food decidiu realizar uma mudança significativa em seus arcos emblemáticos.
McDonald’s muda posição de seu logo
O McDonald’s, reconhecido por seu apoio às mulheres no ambiente de trabalho decidiu fazer uma homenagem marcante no Dia Internacional da Mulher de 2018.
Imagem: Temporal Cerebral/Reprodução
Durante dois anos consecutivos, a rede de hambúrgueres transformou o M de seus arcos dourados em um W, pois, em inglês, a palavra mulher se escreve “woman”, virando-o de cabeça para baixo.
O gesto ocorreu inicialmente em um restaurante na Califórnia, mas ganhou rapidamente as redes sociais e se expandiu para camisetas, bonés e embalagens em cerca de 100 lojas nos Estados Unidos.
Aqui, é importante destacar que, nos EUA, seis a cada dez gestores são mulheres no ambiente de trabalho.
Wendy Lewis, diretora de diversidade do McDonald’s, expressou que essa mudança simbólica foi uma forma de homenagear as mulheres, tanto dentro da empresa como ao redor do mundo.
Essa iniciativa foi uma maneira de reconhecer suas contribuições e destacar sua importância.
A história da maior rede de fast food do mundo
A emblemática rede de hambúrgueres, nascida de uma modesta barraca de cachorro-quente chamada Airdome, em 1937, pelos irmãos Dick e Mac McDonald, tem uma história fascinante.
Em 1940, os irmãos transformaram a barraca em um restaurante chamado McDonald’s.
Imagem: Getty Images/Reprodução
No início de tudo, o cardápio oferecia ao todo 25 itens, sendo que a maioria consistia em insumos de churrasco. Logo os irmãos perceberam que os hambúrgueres eram a fonte principal de lucro.
A partir disso, eles decidiram inovar: fecharam o restaurante por um tempo para criar uma linha de montagem para a produção de sanduíches, simplificando e agilizando o processo.
Uma curiosidade interessante da história inicial da rede é que o primeiro hambúrguer do McDonald’s era vendido por apenas US$ 0,15.
Já o atendimento aos clientes seguia um padrão da época, com garçons atendendo sobre patins, refletindo a dinâmica e o estilo daquela era.