RBD: mesmo com integrante antivax, prefeitura do RJ usa banda para campanha
Prefeitura do Rio usa tema 'RBD' em campanha de imunização contra covid-19, mas integrante do grupo é antivacina.
A fim de impulsionar uma campanha de vacinação recente, o Rio de Janeiro adotou uma abordagem nostálgica ao usar a influência musical do grupo RBD, fenômeno latino, para fazer um alerta à população.
Confira a publicação oficial abaixo:
O grupo, que atualmente se apresenta em turnê pelo Brasil desde a última vez, quando esteve aqui em 2006, tornou-se o centro da estratégia do Rio para promover imunização.
A estratégia de marketing lembrou um caso similar que aconteceu em 2021, quando a prefeitura de Sobral, no Ceará, realizou uma campanha com a imagem da banda com a intenção de incentivar as pessoas a se vacinarem contra covid19.
Já naquela época, a iniciativa encontrou resistência por parte de Christopher von Uckermann, um dos famosos integrantes do grupo.
Como é antivax, ele não apoiou a campanha e demonstrou isso de forma bem clara ao comentar na publicação o seguinte:
“Parem de usar o tema ‘rebelde’ para promover a vacinação. Não temos nada a ver com isso”, comentou Christopher na postagem da Câmara Municipal de Sobral.
Enquanto alguns fãs apoiam a iniciativa da Câmara Municipal de Sobral e defendem o uso do RBD como incentivo à vacinação, outros aderem à visão do integrante da banda e enfatizam a necessidade de respeitar o posicionamento dos artistas em relação ao uso de sua imagem para fins promocionais.
A utilização de figuras públicas e das suas obras para promover campanhas de saúde pública sempre foi um ponto sensível, dividindo opiniões sobre a necessidade de atingir um público mais vasto e de respeito pelos desejos e opiniões dos artistas.
Imagem: Reprodução
A polêmica em torno do uso do RBD para promover a vacinação destaca a complexidade do tema ao mesmo tempo que abre espaço para reflexão sobre os limites éticos do uso da imagem de ícones da cultura pop para fins de saúde pública.
Enquanto isso, o Rio de Janeiro continua sua estratégia de apelar à nostalgia para promover a vacinação, usando a popularidade do RBD para impulsionar a imunização.